24 de Março: Dia Internacional do Direito à Verdade

A data homenageia Monsenhor Óscar Arnulfo Romero, arcebispo que lutava pela democracia, direitos humanos e dignidade das pessoas que têm seus direitos violados.

O Dia Internacional do Direito à Verdade, a ser celebrado em 24 de março, foi incluído no calendário nacional de datas comemorativas brasileiras pela Lei 13.605/2018

Segundo nota do Senado Federal, o “Dia Internacional do Direito à Verdade será dedicado à reflexão coletiva a respeito da importância do conhecimento das situações em que ocorreram graves violações aos direitos humanos, seja para a reafirmação da dignidade das vítimas, seja para a superação dos estigmas sociais criados por tais violações.”

Defensor dos Direitos Humanos, a data é uma homenagem ao monsenhor Óscar Arnulfo Romero Galdámez, conhecido como Dom Romero, religioso católico atuante em El Salvador.

Ele foi assassinado enquanto celebrava a missa, em 24 de março de 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho.

É uma data importante para entendermos o quanto importante é a Democracia. Tema da 24ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo que será realizada em 22 de Novembro de 2020.

Para saber mais sobre o tema da Parada e ler o manifesto oficial, clique aqui.

“Sejamos o pesadelo dos que querem roubar nossa Democracia.”


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui