31 de Março: Dia Internacional da Visibilidade Trans

Criada em 2009 pela ativista trans Rachel Crandall, a data 31 de Março é comemorada em todo o mundo celebrando o Dia Internacional da Visibilidade Trans.

Em entrevista ao portal Pride Source, Rachel disse que seu principal incômodo era porque as pessoas trans eram lembradas apenas como vítimas de crimes transfóbicos.

“Eu estava no Facebook e pensei… sempre que ouço sobre a nossa comunidade, as notícias são sobre o Dia da Lembrança (Transgender Day of Remembrance, celebrado em 20 de novembro e destinado a lembrar as vítimas trans de crimes de ódio), que é sempre tão negativo por ser sobre pessoas que foram mortas”, disse ao portal.

Segundo ela, a data é para exaltar e celebrar as coisas boas que existem dentro da comunidade trans.

No Brasil, desde 2004, celebramos em 20 de janeiro o Dia Nacional da Visibilidade Trans. E embora sejamos ainda o país que mais mata pessoas trans do planeta (veja o estudo publicado pela Antra – Associação Nacional de Travestis e Transexuais aqui), devemos também seguir a ideia da Rachel e celebrarmos coisas boas: pessoas trans estudando, buscando trabalho, participando de concursos públicos, fazendo a diferença dentro e fora da comunidade LGBTQI+.

Por isso, um brinde à todas as pessoas trans do mundo!.


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui