Aliança Nacional LGBTI+ lança site e selo do Programa Voto com Orgulho

No site pessoas candidatas LGBTI+ e aliadas poderão aderir a plataforma “Compromissos pela Cidadania LGBTI+” e ainda fazer download do Selo Voto Com Orgulho para uso em sua campanha. Também as pessoas LGBTI+ e aliadas da causa poderão conhecer a candidaturas e fazer o seu voto com orgulho!

Até agora 200 candidaturas à prefeitura e vereança em diversas cidades já aderiram ao termo assumindo compromisso com pautas e ações para promover a cidadania LGBTI+ e o enfrentamento da LGBTIfobia.

Nesta sexta-feira (09/10/2020), será lançado o site do Programa Voto com Orgulho. O site será uma ferramenta para que candidaturas LGBTI e de pessoas aliadas da causa, que ainda não fizeram a adesão a plataforma de “Compromissos pela Cidadania LGBTI+” possam realizá-la rapidamente e a partir de quarta-feira, dia 15/10, poderão figurar com uma foto e uma pequena biografia na aba “Conheça as candidaturas LGBTI+ e aliadas pelo Brasil”. Cada candidatura que aderir ao termo de compromisso poderá usar nos materiais de campanha o Selo de Compromisso Voto Com Orgulho.

“O selo é uma estratégia para dar visibilidade as pessoas candidatas e valorizar essas candidaturas que assumiram compromissos com a cidadania LGBTI+ e o enfrentamento da discriminação contra a nossa comunidade nas diversas cidades brasileiras. Com nazistas, fascistas e reacionários não tem conversa. A resposta será sempre o repúdio, a lei e a justiça. Por sermos suprapartidário, a nossa estratégia é atuar para ampliar a visibilidade política de LGBTI e de nossa agenda nas eleições municipais, fortalecendo todas as candidaturas LGBTI+ e de pessoas aliadas”, afirma Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+.

Para Cláudio Nascimento, diretor de políticas públicas da Aliança Nacional LGBTI+, que também é coordenador do Programa Voto Com Orgulho “o site é um importante instrumento para apresentar o termo de compromisso pela cidadania LGBTI+, comprometendo as candidaturas que buscam o nosso voto. Temos título eleitoral e votamos! Portanto vale muito dar conhecimento e transparência a comunidade LGBTI+, familiares e pessoas aliadas sobre quem assumiu as nossas pautas nestas eleições para caso sejam eleitas/os cobrarmos a efetiva atuação em nosso favor. Com compromisso assumido, temos motivos para votar com orgulho”.

No site você encontrará informações sobre o Programa Voto com Orgulho, termo de compromisso para a adesão de candidaturas, central de denúncias para crimes de ódio, desinformação e notícias falsas contra pessoas LGBTI candidatas e também o/a eleitor/a LGBTI+ poderá conhecer as candidaturas comprometidas com nossa causa por todo o Brasil.

O link para o site Programa Voto com Orgulho é www.aliancalgbti.org.br/votocomorgulho/ ou poderá acessar através do QR CODE na arte divulgada junto com este release.

O Programa Voto com Orgulho, uma iniciativa da Aliança Nacional LGBTI+, em parceria com o Grupo Arco-Iris de Cidadania LGBTI+, Grupo Dignidade, Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e a Rede Gay do Brasil, foi lançado em julho de 2020 e tem como objetivos principais a visibilidade e promoção da pauta dos direitos LGBTI+ nas eleições municipais e apoiar as candidaturas LGBTI+ contra a discriminação e violência política para a ampliação da representação política de LGBTI+ no executivo e legislativo das cidades.

Para isso, o “Voto com Orgulho” já realizou: (1) levantamento das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas; (2) a formação de pessoas candidatas, tendo sido realizado, nos meses de julho e agosto de 2020, um curso virtual de formação com 300 inscritos; (3) elaborou termos de compromisso para a adesão de candidaturas e vem realizando neste momento, (4) o levantamento das candidaturas LGBTI e aliadas habilitadas no Tribunal Superior Eleitoral, (5) o recebimento e encaminhamento de denúncias de Fake News e discursos de ódio contra as candidaturas LGBTI+ e a nossa cidadania, e por último, (6) a divulgação e adesão à Plataforma “Compromissos pela Cidadania LGBTI+ na Eleições Municipais”, (7) o site com orientações para eleitores/as LGBTI+ e pessoas candidatas LGBTI+ e aliadas e (08) realização de eventos no contexto das eleições, comunicados notas e ações para a defesa de direitos eleitorais e políticos.


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui