Baobá conversa: Depressão e HIV – Uma conversa sobre questões raciais e de gênero

No dia 17 de Abril, o Grupo de Trabalho da Juventude da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em parceria com o Canto Baobá Psicologia transmitirá pelo Youtube da Parada o evento “Um bate papo sobre Depressão e HIV”.

Com o objetivo de disseminar conhecimento acerca das duas temáticas, o espaço especializado em Saúde Mental e Diversidade apresentará em formato de bate-papo, sub temáticas dentro do assunto a ser abordado. Us entrevistades são Psicóloges Parceires do Canto Baobá!

Sabemos da importâcia desse diálogo ser feito não só em campanhas de Setembro Amarelo ou campanhas pontuais sobre HIV, visto que o suicídio é um problema de saúde pública e pode ser evitado com informação, acolhimento, não julgamento e cuidado com a saúde mental.

Te esperamos às 18 horas!

Alguns dados sobre depressão e HIV

A população preta e periférica possuem os maiores índices de depressão e suicídio. Segundo a Cartilha de Óbitos por Suicídio entre adolescentes e jovens negros, o risco na faixa etária de 10 a 29 anos foi 45% maior entre jovens que se declaram pretos e pardos do que entre brancos. Segundo pesquisa da UFMG em parceria com a UNICAMP, a população LGBTQIA+ está mais vulnerável ao desemprego e à depressão, justamente por conta das diversas formas de violência e opressões que sofrem diariamente.

Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 89% foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmitem o HIV por via sexual por terem atingido carga viral indetectável. Em 2020, até outubro, cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento antirretroviral. Em 2018 eram 593.594 pessoas em tratamento.

No Brasil, em 2019, foram diagnosticados 41.919 novos casos de HIV e 37.308 casos de Aids. O Ministério da Saúde estima que cerca de 10 mil casos de Aids foram evitados no país, no período de 2015 a 2019.

Serviço

Baobá Conversa: Depressão e HIV – uma conversa sobre questões raciais e de gênero
Quando – Sábado, 17/04/2021
Horário – 18hs às 20hs
Onde – https://www.youtube.com/channel/UCAMi-xt7Ssqh7Z1VELoqKlw

Para mais informações
Canto Baobá – https://linktr.ee/Cantobaoba
Parada SP – https://linktr.ee/paradasp


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui