Bolsonaro diz que pessoa com HIV é “despesa para todos no Brasil”

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que já pronunciou muitos discursos contra pessoas LGBTs ao longo dos anos (conforme este vídeo aqui, assista!), agora fala também contra pessoas que possuem HIV.

No trecho do vídeo que circula nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que “uma pessoa com HIV, além de ser um problema sério para ela, é uma despesa para todos aqui no Brasil”.

O infeliz comentário foi feito nesta quarta-feira (5) em coletiva na saída do Planalto. Ao falar sobre a campanha de abstinência sexual da ministra Damares, defendida por ele, o presidente relatou o caso de uma jovem que supostamente teve o segundo filho aos 17 anos e que contraiu HIV na sua terceira gravidez.

Assista ao vídeo:

No final, ele ainda repetiu o que sempre falou “que tudo é culpa do PT”.

Vale dizer que o Sistema Único de Saúde (SUS) distribui gratuitamente todos os medicamentos antirretrovirais desde 1996, e o governo concede tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV (PVHIV), independentemente da carga viral, nos últimos sete anos.

Entretanto, diversas entidades que atuam na prevenção e tratamento da Aids no Brasil denunciaram ao portal UOL, no ano passado, os desmontes por parte do governo Bolsonaro no setor.

E não é a primeira vez que Bolsonaro demonstra aversão ao tratamento de portadores de HIV. Em uma entrevista de 2010, o atual presidente criticou publicamente quem não se cuidou e ainda exige um tratamento caro.

“Uma pessoa que vive na vida mundana depois vai querer cobrar do poder público um tratamento que é caro. Se não se cuidou, o problema é deles”, opinou na época o então deputado federal Jair Bolsonaro.

O que o presidente precisa entender é que HIV e ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis são assuntos de utilidade pública e muito necessárias para toda a nossa sociedade.

Por isso mesmo a APOGLBT SP, ONG responsável pela maior parada do orgulho LGBT do mundo, também vem falando sobre o tema HIV/AIDS e prevenção em diversos eventos ao longo dos anos. Confira alguns neste link http://paradasp.org.br/voces-sabiam-paradasp-ja-promoveu-3-grandes-encontros-sobre-saude-prevencao-ist-aids-assista-aos-videos/ 

#PrecisamosFalarSobreIsso


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui