Coletivo Zeles Drags lança curso profisionalizante de Drag Queen

O Coletivo Zeles Drags, formado por artistas performáticos da zona leste de São Paulo, irá ofertar, gratuitamente, um curso profissionalizante para a arte Drag. Dividido em três módulos: técnicas de customização, de dança e de maquiagem, o curso terá duração de 04 meses e irá oferecer uma bolsa-auxílio de R$ 500,00 para os/as participantes que obtiverem 100% de frequência.

Incentivado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, o “Curso Completo de Drag Queen”  ZELES DRAGS 2022 – QUEM VÊ GLAMOUR, NÃO VÊ O CORRE que promete ensinar técnicas e mostrar inspirações para a construção de uma personagem Drag.

O professor e idealizador do curso, Régis Machado, que dá vida à personagem Xênia Star, ressalta que “A Drag é uma personagem que não tem ligação com orientação sexual”.

A arte Drag Queen vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, e como consequência disso, mais oportunidades têm surgido, inclusive para inserção no mercado de entretenimento.

O Curso de Drag Queen não se trata de um curso de Maquiagem, Dança ou de Costura –, essas são apenas algumas das técnicas que podem ser utilizadas na arte Drag. O “Curso de Drag Queen” pretende servir como um provocador. Xênia Star também aponta a relevância política e social da Drag Queen que vai além do entretenimento: “A Drag acaba servindo de referência para muitos jovens que sofrem discriminação no seu dia-a-dia”, afirma Xênia.

O curso irá ocorrer às terças, quintas e sábados, das 13h00 às 18h00, no teatro da Escola Estadual Profa. Maria Augusta de Avila, em Artur Alvim.

A proposta do curso é abrir espaço para evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBTQI+, fomentando a livre expressão de diferenças, o espaço de diálogo, o respeito e a transformação social. “Dentro do curso, os participantes são provocados a trabalhar questões internas, como sonhos e medos, e a externalizá-las por meio da criação de seus personagens.” afirma o professor João Neto, maquiador profissional.

Poderão participar pessoas acima de 16 anos (com a autorização dos pais), interessadas em aprender as técnicas de maquiagem, customização e dança, devendo apresentar, no ato da inscrição, cópia do RG e do comprovante de residência.

Corra! Se inscreva! Vagas limitadas a 10 bolsistas.

Serviço:

Curso Completo de Drag Queen: ZELES DRAGS 2022 – QUEM VÊ GLAMOUR, NÃO VÊ O CORRE
De 01 de março à 01 de junho de 2022
Às terças, quintas e sábados – das 13h00 às 18h00.
Local: Teatro da E.E. Profa. Maria Augusta de Avila
R. Fernandes Pereira, 690 – Vila Nhocuné, São Paulo – SP, 03565-000
Informações: (11) 98316-4367
Realização – Coletivo Zeles Drags e ProAC/SP
Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa


>> Aproveitando sua visita:
– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLGBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Contato com a Diretoria da ONG, aqui.