Curiosidades: Por quê nossa bandeira tem as cores do arco-íris?

A bandeira arco-íris foi usada como símbolo de pacificação em 1960 na Itália, substituindo o “triângulo rosa”, símbolo usado até então para identificar homossexuais nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

A partir de 1978, o artista Gilbert Baker (amigo de Harvey Milk, importante militante LGBT) inspirado na mensagem de paz, do movimento hippie e da diversidade da sociedade, criou a primeira bandeira arco-íris LGBT com 8 cores.

Na versão original, a bandeira têm as cores rosa, azul-turquesa e anil; mas como nos dias de hoje a bandeira é costurada e não estampada, a aquisição de tecidos com essas cores era muito complicada. Várias alterações ocorreram até chegarmos na atual bandeira com 6 cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo.

Veja o significado de cada cor:

Vermelho – fogo, vivacidade.
Laranja – cura, poder.
Amarelo – Sol, claridade da vida.
Verde – Natureza.
Azul – Arte, amor artístico.
Roxo – Espírito, vontade e luta.

Cores antigas da bandeira:
ROSA – Simboliza o sexo e o prazer carnal.
TURQUESA – Simboliza a harmonia e a pacificação.

Em todas as manifestações LGBTs as cores do arco-íris estão presentes, um símbolo internacional e universal da diversidade na luta pela equidade de direitos.


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a ONG, aqui