Curso virtual e gratuito de Criação de Roteiros para LGBTs. Participe!

Criada pelo roteirista Junior Figueiredo e desenvolvida junto ao ator Rodrigo Sant’Anna, a nova edição do Clube do Pensamento em parceria com a Netflix será gratuita e virtual

A partir do dia 18 de março serão abertas as inscrições para o curso de roteiro para comédia do Clube do Pensamento, plataforma de ensino que tem como objetivo possibilitar o primeiro acesso de um saber técnico e artístico para integração de minorias no mercado do audiovisual brasileiro. Gratuita e virtual, a iniciativa é focada em capacitar profissionais de baixa renda negros, terceira idade, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ de qualquer região do Brasil. Realizada pela produtora Os Suburbanos e contando agora com a parceria e o apoio da Netflix para expandir a iniciativa, as aulas do Clube do Pensamento serão ministradas pelo ator Rodrigo Sant’Anna e o roteirista Junior Figueiredo.

“Minha motivação para criar o Clube do Pensamento está diretamente ligada à minha própria história de vida. Vim de uma realidade onde trabalhar com arte era uma abstração. A meritocracia ostenta uma fama traiçoeira. A ideia de que se pode chegar ao topo com talento e perseverança legitima as desigualdades, nos fazendo crer que a culpa é sempre nossa, que não tentei o suficiente, não fiz por onde, não sou de fato bom no que faço” analisa Junior Figueiredo, que saiu do interior da Bahia em direção a São Paulo acreditando no potencial das histórias que tinha para contar.

Foi observando o atual cenário do mercado de trabalho que Junior, hoje um profissional reconhecido na indústria do audiovisual no Brasil, percebeu a necessidade urgente de uma mudança. O projeto visa construir uma indústria audiovisual mais inclusiva, ao mesmo tempo em que oferece capacitação técnica para que novos artistas contem suas próprias histórias.

A situação para os grupos abarcados pelo projeto, que possuem poucas oportunidades, direitos, visibilidade e quase nenhum privilégio, é muito mais complexa quando não se tem qualquer conhecimento técnico sobre determinado assunto. Por isso, o objetivo desta edição é formar talentos que desejam começar suas carreiras de roteiristas em salas de comédia, sendo um primeiro passo para formar assistentes de roteiros.

A nova edição do programa dá um grande salto com a parceria e o apoio da Netflix, oferecendo infraestrutura e suporte para que novas vozes e talentos sejam descobertos pelo Clube do Pensamento.

“Este projeto é uma maneira de tornar o mercado mais plural. Se temos mais pretos contando histórias, mais histórias de pretos serão produzidas, e o mesmo se dá para todos os outros grupos historicamente excluídos. Já passou da hora de dar espaço para que esses grupos contarem suas histórias. Eu, que sou preto, gay e favelado, sou a exceção. Mas, com o Clube do Pensamento, quero que essas histórias e vozes se tornem regra”, finaliza Rodrigo Sant’Anna, que além de mentor, também ministrará aulas no Clube do Pensamento.

Os interessados podem se inscrever pelo site do Clube do Pensamento no link www.clubedopensamento.com.br até o dia 27 de março de 2022. As aulas estão previstas para acontecer entre os meses de abril e junho.

SERVIÇO – CLUBE DO PENSAMENTO

Período de inscrição: 18 a 27 de março de 2022
Formato: Virtual e gratuito.
Quem pode se inscrever: Pessoas de baixa renda que são negras, terceira idade, moradores de comunidades, PCDs e LGBTQIA+ de todo o Brasil.
Onde se inscrever: www.clubedopensamento.com.br

Sobre Os Suburbanos Produções

Criada em 2006 para a realização da peça que originou o nome da produtora, Os Suburbanos assumiu em 2019 a produção do sitcom Tô de Graça e de outras obras para cinema, TV e agora para a Netflix. Ao dar protagonismo a personagens que quase sempre ocupam funções periféricas nas tramas e destaque aos conflitos do universo suburbano, Os Suburbanos vem buscando contribuir com a diversidade de vozes e olhares no mercado de entretenimento.

Sobre a Netflix:

A Netflix é o principal serviço de entretenimento por streaming do mundo. São 222 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países com acesso a séries, documentários e filmes de diversos gêneros e idiomas, além de jogos para celulares e tablets. Quem assina a Netflix pode assistir a quantos filmes e séries quiser, quando e onde quiser, em praticamente qualquer tela com conexão à internet. Assinantes podem assistir, pausar e voltar a assistir a um título sem comerciais e sem compromisso.


>> Aproveitando sua visita:
– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLGBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Contato com a Diretoria da ONG, aqui.