Dezembro Vermelho: Documentário #PrecisamosFalarSobreIsso, do mesmo diretor de Carta Além dos Muros

Depois de lançar, CARTA PARA ALÉM DOS MUROS, disponível atualmente na Netflix, o diretor André Canto, apresenta o Trailer do seu novo projeto, o programa documental #PrecisamosFalarSobreIsso. Nesse novo projeto Canto quer investigar a relação da Comunidade e do Movimento LGBTQIA+ com o tema do HIV e da AIDS.

Em 2018, segundo levantamento do Grupo Gay da Bahia, morreram 420 pessoas vítimas da homolesbotransfobia. Os dados do boletim epidemiológico de HIV e AIDS de 2018 mostram que 2.970 homens gays, homens bissexuais, outros homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis morreram em decorrência da AIDS.

Ou seja, o número de vítimas em decorrência da AIDS em 2018 foi 7 vezes maior do que as vítimas por violência. A maior causa de mortes dentro da comunidade se dá em decorrência da AIDS. A pergunta que fica é: se hoje existe um tratamento eficaz e gratuito para o HIV, por que a comunidade LGBTQIA+ continua morrendo?

“Não se trata aqui de criar uma competição entre o que mata mais na comunidade LGBTQIA +, porém os números nos ajudam a dimensionar as perdas e com isso perceber a urgência dessa discussão. Falar sobre HIV/AIDS, erradicar o estigma, o preconceito e a discriminação é uma forma de salvar vidas. “, argumenta Canto.

O Dia Mundial da AIDS (1º de dezembro), foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987.O Brasil desde 2017, celebra  também o Dezembro Vermelho, com o objetivo de promover a conscientização nacional sobre prevenção ao HIV e à AIDS

Sobre o diretor André Canto

“Cartas para além dos muros”, foi a primeira direção de André Canto, produtor executivo especializado em documentários, desenvolveu mais de vinte projetos dessa linguagem, acompanhando todos, do argumento ao corte final. Trabalhou com vários dos principais cineastas brasileiros entre eles: Di Moretti, Kátia Lund, Laís Bodanzky, Lina Chamie, Luiz Bolognesi e Ugo Giorgetti, em trabalhos documentais para cinema e TV. Desde o lançamento do documentário sobre a epidemia de HIV e AIDS no Brasil, Canto se aproximou do movimento social e vem desenvolvendo diversos projetos sobre o tema.

Sobre o #PrecisamosFalarSobreIsso

Em 2016, André Canto iniciou a pesquisa sobre Hiv e Aids que culminou no filme “Carta Para Além dos Muros”. O olhar crítico sobre o passado e a compreensão do processo de elaboração de valores pela sociedade sobre o Hiv e Aids, foram os pontos de partida para o desenvolvimento do projeto socioeducativo #PrecismosFalarSobreIsso.

O projeto multilinguagens, focado em comunicação, entrega informações e ferramentas essenciais para que as pessoas possam gerenciar sua prevenção a ISTs em geral e concomitantemente desmistificar o grande tabu da Aids.

Trailer:

YouTube: https://www.youtube.com/precisamosfalarsobreisso


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui