Dia 28 de Fevereiro: Dia Nacional da Afirmação Gay

Muita gente caiu na Fake News que diz que o dia 25 de Março foi o Dia Nacional do Orgulho Gay. Entretanto, essa data não existe oficialmente no calendário do movimento LGBT brasileiro. Diante deste fato, mais a homenagem – muito pertinente – sobre a criação do Grupo Gay da Bahia (GGB) em 28 de Fevereiro de 1980, foi instituído uma nova data comemorativa ao movimento: 28 de Fevereiro – Dia Nacional da Afirmação Gay.

A criação foi anunciada durante a live da Rede Gay sobre homossexualidade masculina com o tema “Ser Gay no Brasil: História, desafios e perspectivas” e que contou com a presença de Luiz Mott (Decano do Movimento LGBT Brasileiro), Fabio de Jesus (Presidente da Rede Gay), Luiz Fernando (Coordenador do Núcleo de Transmasculinidades da Família Stronger) e Beto Paes (Coordenador da Área Temática de Gays da Aliança Nacional LGBTI). Com mediação de Elvis Stronger (Rede Família Stronger e Diretor Adjunto APOGLBT SP).

Com a nova data, o calendário ficou assim:

29 de Janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans;
28 de Fevereiro – Dia Nacional da Afirmação Gay;
31 de Março – Dia Internacional da Visibilidade Trans;
17 de Maio – Dia Internacional contra Homofobia;
28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT:
29 de Agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica:
23 de Setembro – Dia da Visibilidade Bissexual.

Na publicação do Luiz Mott no Facebook, “O Brasil agora tem nova data para nosso arco-íris brilhar: 28 de fevereiro – Dia Nacional da Afirmação Gay! A data veio de pesquisa extensa de grupo ativista e proclamada no domingo 28 de março pelo presidente honorário do GGB Luiz Mott. A data lembra a fundação do GGB em 1980. O nome afirmação é homenagem ao grupo Somos – Grupo de Afirmação Homossexual, de 1978, fundado por gays e primeira entidade ativista do atual movimento LGBT do Brasil. E mais, a proposta do Dia Nacional da Afirmação Gay é ter, também, um website www.afirmacao.gay com conteúdo ao longo do ano.

Então, anote na agenda esta e todas as datas!

Vamos comemorar. E muito!


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui