#DiaMundialDoEscritor 13 livros com temática LGBT para você conhecer!

Hoje, 13 de Outubro, é comemorado o dia Mundial do Escritor. E para que possamos divulgar nossa arte literária brasileira, aqui está uma lista com 13 livros recentes com temática LGBT para você conhecer e ler. Com link direto para o site da Amazon Brasil. Caso conheça mais livros, e nós sabemos que tem existem muitos – ainda bem! – registre tudo nos comentários! Combinado?
.
THEUS: Do fogo à busca de si mesmo. Escrito pelo jornalista, blogueiro e premiado escritor Fabrício Viana, conta a história de um jovem que nasceu no interior, foi pego por seus pais praticando sexo com um amigo do trabalho e é imediatamente internado em uma fazenda de “cura gay” em Belo Horizonte. Lá, ele foge para São Paulo, conhece as baladas gays da grande cidade e o jovem Gabriel, seu melhor amigo. O livro, embora ficção, aborda diversos assuntos reais e está sendo muito bem elogiado pela crítica. O final é realmente surpreendente.
.
JR. Romance Gay. JR é a abreviação de Júlio e Reinaldo. Dois amigos que cresceram juntos, tiveram namoradas, sonham em cursar medicina e, quando menos esperam, se apaixonam. Uma estória incrível! Este é o primeiro livro escrito pelo iniciante Ton Cordeiro. Alerta de spoiler: Ton, ao contrário dos livros com finais trágicos, tão comuns inclusive na literatura em geral, opta por um final realmente feliz. Vale a leitura.
.
Julia e Sara. Amor entre Mulheres. Apesar de ser um conto curto, a autora é nada mais, nada menos, que Karina Dias. Um nome muito conhecido dentro da literatura lésbica brasileira. Narra a história apaixonante entre Julia e Sara, mulheres que iniciam um contato por telefone, acabam se conhecendo, trocando experiências e, quando percebem, estão perdidamente apaixonadas uma pela outra. Uma história linda, narrada com muito amor e paixão pela autora já consagrada.
.
Uma questão de Jeito. Escrito pelo mestre de literatura, dramaturgo e escritor premiado Roberto Muniz Dias, tem no seu conteúdo uma escola, um professor cis e uma aluna trans; e, nesta mistura, muitos mundos envolvidos. Vale a leitura. Muniz, assim como alguns autores, é militante pela arte literária LGBT brasileira.
.
Em Busca de Mim Mesmo. Primeiro do Sérgio Viula, ex-ex-ex-gay. Sérgio é um nome conhecido quando se fala em cura gay. Ele foi um dos fundadores do Moses – Movimento pela Sexualidade Sadia que, de sadia, nada tinha. O grupo, perverso, existiu no Brasil e curava homossexuais pela religião. Sérgio, depois de 15 anos vendo que aquilo não efetivo, foi para a imprensa e desmascarou todos. O resumo? Virou livro Em Busca de Mim Mesmo
.
O Terceiro Beijo. Miguel é um jovem descendente de uma família italiana, e está feliz em saber que logo estará casado com Rafaela Sayuri, o grande amor de sua vida. Porém, após um encontro no Aeroporto de Guarulhos, o romance do jovem casal é abalado pelo retorno de Thiago Yuki, o irmão mais novo de Rafaela ao país. Miguel começa a ter sentimentos confusos em relação a seu cunhado. E o que era para ser um reencontro se transforma em uma ameaça. A história é contata por Gustavo Alfa.
.
O Armário. Embora não seja tão recente, o livro se tornou um dos principais no Brasil quando o tema é “Saída do Armário” e os processos psíquicos que envolvem também a sua entrada. Dividido em duas partes, a primeira narra a biografia do autor, e sua saída do armário. E a segunda, importante para pais, professores, psicólogos e estudantes, a história da homossexualidade, os processos psíquicos envolvidos na dinâmica familiar, machismo e a homofobia internalizada.
.
Ela Conta Tudo. Contos Lésbicos por Katia Viula.  O livro é uma reunião de contos lésbicos recheados de muito romance, amor, encantamento, desejo e erotismo. Katia Viula conta, em sua obra, histórias fictícias, algumas das quais, baseadas em fatos reais, outras, totalmente inventadas. Alguns de seus contos foram inspirados em experiências vividas por ela mesma.
.
A Menina Do Futuro. Escrito por Fernanda Florentino Lima e com 173 páginas, Amanda, sofrendo com a depressão, recebe uma ajuda lá de cima para reconquistar o amor de sua vida e fazer as pazes com a sua criança interior.
.
Sem Destino. Depois que ela partiu. Depois do sucesso dos livros “Aquele dia junto ao mar”, “As Rosas e a Revolução” e “Diário de uma garota atrevida”, Karina Dias, premiada escritora de literatura homoafetiva, traz para o público uma nova trama. Desta vez, o primeiro livro de conto e poesias da carreira. Baseado na história de amor que viveu com Paula, com quem esteve casada por 6 anos, o trabalho foi escrito após o falecimento da esposa.
.
Se as Estrelas Falassem. Embora curto, um conto gay romântico incrível escrito por Caio Gomez. Narra a história de um casal de namorados que faz juras de amor mas que, por um erro de interpretação, acaba acontecendo algo inesperado. Um conto fabuloso. Lindo. Prepare o lenço para se emocionar muito!
.
Segredos Sombrios. Escritor por Aurélio Simões. Patrick Maia, o filho problemático da famosa apresentadora Maristela, é assassinado em um bar de encontros sexuais gay. A polícia inicia as investigações, mas não encontra uma pista sequer. Vinícius Maia, irmão da vítima, com o intuito de solucionar o caso, contrata Ítalo, um detetive particular. À medida que o detetive vai avançando nas investigações, revelações sombrias de pessoas próximas à vítima vão surgindo. Há um mistério que não quer ser revelado e vidas serão sacrificadas se for preciso. Seduzido por um mundo de luxúria, Ítalo precisará não só enfrentar um conflito de sexualidade como solucionar o caso mais instigante e perigoso de sua carreira.
.
Você é só pra mim. Nos anos 90, numa cidade interiorana comum do país, dois garotos que vêm de mundos diferentes, conseguem se encontrar em um que eles mesmos resolvem criar. Envoltos pelos obstáculos e tragédias que são suas famílias, embarcamos com eles numa jornada por uma das fases mais difíceis da vida, cheia de (in)certezas e (re)descobertas: o primeiro beijo, a primeira vez, as peripécias da adolescência, e a dor de quem, por ser diferente, tem que aprender sozinho a se encontrar no mundo.
.
Leia também a postagem que fizemos no Dia do Escritor. Onde tem links de alguns autores contemporâneos brasileiros para você conhecer, seguir nas redes sociais e ler suas obras. Link aqui http://paradasp.org.br/diadoescritor-escritores-de-literatura-lgbts-que-voce-precisa-conhecer/

Um comentário em “#DiaMundialDoEscritor 13 livros com temática LGBT para você conhecer!

  • outubro 13, 2017 em 10:02 pm
    Permalink

    Obrigado pela lembrança.
    Olhar-nos como protagonistas ou como personagens enredados em nossas próprias tramas nos ajuda a entender o mundo e criar empatias e epifanias.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 6 =

Pin It on Pinterest