#DiaMundialDoLivro Dicas literárias LGBTQI+ para ler em casa nesta quarentena!

Proposto originalmente pelo escritor Vicent Clavel Andrés na Câmara Oficial do Livro de Barcelona, o “Día Internaciol del livro”, foi criado para comemorar o nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Então, em 1955, a UNESCO instituiu em 23 de Abril o “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor” a fim de estimular a reflexão sobre a leitura, a industria de livros e a propriedade intelectual.

Entre várias atividades que podemos fazer para passar o tempo nesta quarentena devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), selecionamos alguns livros com temática LGBTQI+ que você pode ler em casa. E melhor, a maioria esta na plataforma Kindle (aplicativo de leitura de livros gratuito da Amazon para Android, iOS ou Desktop). Se você tiver assinatura do Kindle Unlimited (uma espécie de Netflix dos livros), você poderá ler a maioria dos livros abaixo sem pagar nada por isso. E mais, se você não tem assinatura do Kindle Unlimited, a Amazon Brasil te dá 30 dias gratuitos para você ler quantos livros puder (inclusive, você pode cancelar no 29º dia se não gostar!). Ideal para quem gosta de leituras e livros, especialmente nesta quarentena.

Agora, vamos a lista de alguns livros com temática LGBTQI+ para ler?

Se você tiver outras sugestões, registre nos comentários!

Boa leitura e compartilhe nas suas redes sociais.

Título: Devassos no paraíso: A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade 
Autor: João Silvério Trevisan
Sinopse: Num frutífero diálogo com diversos campos de conhecimento e expressões de nossa cultura — cinema, teatro, política, história, medicina, psicologia, direito, literatura, artes plásticas etc. —, João Silvério Trevisan realiza um estudo pioneiro sobre a homoafetividade no Brasil. Considerado uma referência, Devassos no Paraíso atravessou gerações, provocou intensa interlocução com a comunidade LGBT e influenciou desde ações emancipatórias até pesquisas sobre gênero e sexualidade. Agora, esse monumental trabalho chega à sua quarta edição trazendo novos capítulos, imagens e texto atualizado sobre as lutas e conquistas dos direitos LGBT ocorridas no século XXI.

Título: THEUS: Do fogo à busca de si mesmo
Autor: Fabrício Viana
Sinopse: A história narra a vida do jovem Junior, também conhecido como “Theus” por causa de seu estranho nome “Prometheus”, e a busca inconsciente por um grande amor. Começa exatamente em uma balada gay no centro da capital de São Paulo. Porém, não é de lá que vem toda a história. Junior passou por poucas e boas. Ele morava no Interior. Foi na roça que ele conheceu Ronaldo, começou a ter relações sexuais com ele e foi pego em flagrante por seu pai que, sem saber o que fazer, o internou em uma fazenda que prometia “curar homossexuais” em BH. Parece surreal? Não, estes lugares ainda existem! E são muitos! Junior ficou lá por vários meses seguindo uma rígida rotina religiosa. Mas algo estranho aconteceu. Algo tão estranho que fez Junior fugir desesperadamente, pegar a primeira carona na estrada e vim parar na capital, bem na Praça da República. Sem ter para onde ir ou dormir, Junior conhece Gabriel, seu anjo, e sua namorada Michele. E é aqui que uma segunda história começa. Sua nova vida. Sua nova família. Junior, que desde o início buscava seu grande amor, até mesmo dos pais, finalmente o encontra naqueles códigos secretos: “Te amo, Junior. Sempre te amarei!”.

Título: Aquele dia junto ao mar
Autora: Karina Dias
Sinopse: Impresso pela primeira vez em 2009, pela Editora Malagueta, Aquele dia junto ao mar está em sua 4ª impressão. O livro companha a tumultuada história de amor de Duda, uma estudante de educação física que fica encantada por uma morena belíssima chamada Gabriela. Sem querer ela descobre, no decorrer de sua tentativa de sedução, que a moça é uma garota de programa complicada e cheia de más companhias. Carioquíssima como a autora, a história se desenrola entre Copacabana e Santa Teresa, com todo o charme e os perigos da Cidade Maravilhosa, e pega forte no coração. E na libido…

Título: Em Busca de Mim Mesmo
Autor: Sérgio Viula
Sinopse: Fui pastor batista, casado com uma mulher, pai de dois filhos, militante entre o que acreditam ser possível reverter a orientação sexual de uma pessoa homossexual. Decidi reavaliar “aquela velha opinião formada sobre tudo” que caracteriza o fundamentalismo religioso e passei por uma tremenda metamorfose nos na estrutura do pensamento, da crença, da maneira de lidar com a afetividade e, consequentemente, com a vida, sem contudo modificar meu verdadeiro eu, o qual encontrou terra fértil, luz e oxigênio para desabrochar. As páginas que você vai começar a ler trazem os detalhes dessa metamorfose. Dogmas serão questionados, comportamentos serão modificados, coisas consideradas inquestionáveis serão postas em xeque, mas o resultado é belo, assim como belo é o resultado da metamorfose que a lagarta experimenta para finalmente se transformar numa bela borboleta – o que, no meu caso, é uma metáfora absolutamente apropriada. Confira!

Título: A teia de Germano
Autor: Roberto Muniz Dias
Sinopse: Germano nunca existiu, mas quem o criou deixou que sua história influenciasse os outros. Estes outros são personagens de seus próprios enredos. Enquanto Germano vive, ele vai tecendo uma teia de narrativas que envolvem três pessoas. Cada uma delas caminhará pela tenra e fina linha que Germano deixou como lastro.
No plano virtual, este três personagens vão vivendo suas vidas por esta herança: um escritor mais novo que já leu a história, um escritor mais velho que inventou esta história e uma mulher que viu a sua vida contada por esta mesma história. Como essas vidas se entrelaçam? Como a teia de Germano capturou estas personagens?

Título: Um livro para ser entendido
Autor: Pedro Henrique Mendes Castilho
Sinopse: Obra de estreia de uma das principais figuras LGBT do Brasil “O que é ser entendido? Muitos são e sequer se entendem. Muitos são e não aceitam. Muitos não são e também não respeitam. E a geração mais nova de entendidos nem deve saber desse sinônimo “entendido”, que já foi muito usado como gíria para gays se referirem a outros gays: “Ah, fulano é entendido!”. Mas este livro está longe de ser apenas para os entendidos, afinal é preciso que não entendidos também nos entendam para que aí sim a gente consiga vencer o preconceito. Por isso, seja você entendido ou não entendido, é muito bem-vindo pra ler este livro e ficar entendendo algumas coisas como: nasce ou torna-se gay? Por que tantos rótulos? O que são as muitas letras da sigla LGBT? O que não dizer para meu amigo gay? Como é viver no armário? Como se assumir?” Pedro HMC “Buscar entender o outro é um ato de afeto.” Marcelo Adnet “Definitivamente uma boa leitura para entendido e não entendidos.” Luís Arruda, advogado e ativista LGBT.“Um relato generoso, divertido e atual.” Ana Ribeiro, jornalista.

Título: Transderella
Autor: Lino
Sinopse: Cindy vive uma vida difícil por morar com sua madrasta, a Baronesa Angelique Fourton e os filhos dela, Griseldo e Sophia. Sua família não consegue aceitar que ela é uma menina transexual. Quando a Rainha Íberi e o Príncipe Malik resolvem dar um Baile Real, cujo o tema é “Venham Sem Máscaras”, convidando todos a irem como realmente são, Cindy contará com a ajuda de sua Fada Drag Madrinha e do ratinho Tito para comparecer ao baile como a mulher que realmente é.

Título: Feitos de Sol: Um amor capaz de incendiar o mundo
Autor: Grossos Vinícius
Sinopse: Final da década de 90… Cícero é um nerd de quinze anos, fã de quadrinhos e que acredita que o mundo vai acabar na virada de 1999, por causa do bug do milênio ― quando os computadores de todo o planeta iriam se descontrolar por não terem sido programados para entender a mudança das datas. Hoje pode parecer loucura, mas muita gente acreditou nesse risco. E ele não estava sozinho. Na busca pela última edição da revista do seu herói favorito, ele conhece Vicente, um garoto de família religiosa com quem ele logo se identifica. Vicente também acredita no fim do mundo, mas por outro motivo: o Apocalipse. Com suas diferenças, crenças e afinidades, Cícero e Vicente vão juntos desbravar um mundo além do que conheciam e, no caminho, descobrir mais sobre si mesmos. Dois jovens com histórias de vida cheias de adversidades e reviravoltas, numa época em que tudo era ainda mais complicado… É quando aparece, sem avisar, o amor…

Título: Vidas Trans: a Coragem de Existir
Autores: Amara Moira, João W. Nery, Márcia Rocha e T.Brant
Sinopse: Neste livro, Amara Moira, João W. Nery, Márcia Rocha e T. Brant – todos pessoas trans – relatam, em depoimentos intensos, urgentes e necessários, o momento no qual percebem que havia algo diferente com seus corpos, sobre o sentimento de inadequação perante os padrões exigidos pela sociedade, sobre os preconceitos e as dores vividos dentro e fora da família, sobre o momento de transição e, enfim, da liberdade sentida por esta decisão. Em cada um dos relatos individuais, os autores contam suas histórias de vida, de luta e militância – constante e diariamente –, a fim de reafirmar o direito ao nome, ao corpo e à existência plena.

Título: Ursos Perversos. Contos eróticos gays.
Autor: Fabrício Viana
Sinopse:  “Ursos“, dentro do meio gay, são homens grandes, fortes, peludos e/ou barbados. Homens robustos! O quê? Você esperava aqueles ursinhos fofos? Esquece! Aqui você vai encontrar apenas Ursos Perversos! São relatos de sexo, erotismo e muita sacanagem que vai deixá-lo extremamente excitado. Não é um livro pornográfico, é um livro erótico, muito bem escrito e com mais de 1.000 exemplares impressos vendidos pelo site da Editora Orgástica. Duvida? O organizador é Fabrício Viana, bacharel em psicologia, editor e autor conhecido no meio LGBT, com diversos livros de sucesso publicado: O Armário, Orgias Literárias da Tribo e seu recente romance gay chamado Theus. Não perca tempo! Mesmo que você não goste de “ursos”, o livro é extremamente erótico, excitante e tem agradado muitos leitores, até mesmo mulheres que se excitam ao lerem contos eróticos entre dois (ou vários) homens! Leia agora mesmo!

Título: Amor a qualquer preço
Autora: Diedra Roiz
Sinopse: Marcela convive com o resultado de suas escolhas, e a maior parte delas só leva a uma capa fria de solidão e desajustamento. Faltava um motivo para buscar a alegria de viver.
Até que ela conhece Vivi.
O difícil é se livrar do hábito do sofrimento e entender que a chance de ser feliz no futuro está no presente.
Quinto romance da Coleção Arco-Íris.

Título: Famílias Homoafetivas
Autora: Lícia Loltran
Sinopse: Este livro-reportagem de Lícia Loltran é um convite à desconstrução de estereótipos sobre os relacionamentos homoafetivos. Há, na sociedade, uma distorção quanto ao público e o privado dessas relações e uma tendência em limitá-las, apenas, ao campo do sexo e da intimidade (privado) e não ao da afetividade, da busca pela felicidade e do respeito à diversidade. De forma humana e sensível, Lícia Loltran traz para o público leitor histórias de vida que ressaltam a busca pela felicidade fora dos “padrões” judaico-cristãos. Essas histórias também destacam as dificuldades de casais homoafetivos na legalização de suas uniões, nas adoções e, principalmente, na superação de preconceitos. Mesmo que o teor “militante” não se faça presente nos textos, este livro é, na verdade, uma brilhante iniciativa de humanizar casais de mulheres com filhos que fogem da heteronormatividade, mas que, para existirem, tiveram de se sujeitar a leis e à ordem estabelecida. Nesse sentido, o livro tem uma perspectiva política, pois traz situações decorrentes da própria luta dos casais homoafetivos, como a superação de barreiras familiares, sociais e institucionais.

Título: Ela conta tudo: Contos Lésbicos por Katia Viula
Autora: Katia Viula
Sinopse: Ela Conta Tudo… é uma reunião de contos lésbicos recheados de muito romance, amor, encantamento, desejo e erotismo. Katia Viula conta, em sua obra, histórias fictícias, algumas das quais, baseadas em fatos reais, outras, totalmente inventadas.
O livro tem 114 páginas.
Alguns de seus contos foram inspirados em experiências vividas por ela mesma.

 

Título: Simplesmente Homem. Relatos Sobre a Experiência Cotidiana de Homens Trans
Autor: Luiz Fernando Prado Uchôa
Sinopse: Este livro tem como premissa, relatar o cotidiano dos homens trans, com o objetivo de proporcionar aos leitores a ampliação acerca dos papéis, expressões e identidades de gênero, como também, salientar a importância de refletir a respeito da reprodução de estereótipos existentes quanto à masculinidade.

 

 

Se você tiver outras sugestões, registre nos comentários!

Boa leitura e compartilhe nas suas redes sociais..


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui