#Diversidade: Estreia da peça teatral ''A Princesa e a Costureira'' no CCSP

Produzida e encenada pelo Teatro da Conspiração de Santo André, este projeto recebeu o “PROAC /2015 – Apoio a projetos de promoção das manifestações culturais com temática LGBT” e tem como trama a jovem Cíntia que está prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, porém se apaixona pela costureira responsável por confeccionar seu vestido de noiva.

Na cultura há uma carência de produções artísticas sobre a diversidade sexual e identidade de gênero, diante de uma sociedade insegura para falar com os jovens sobre as ”diferenças”. A peça é a adaptação teatral do livro homônimo de Janaína Leslão, que levou cinco anos buscando uma editora que aceitasse sua história, ela foi homenageada na categoria literatura durante o 16º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Com uma linguagem acessível, a partir do conto de fadas, o texto aguça a reflexão do adolescente sobre as chamadas “diferenças”, que não devem ser traduzidas em “desigualdades”.

A encenação traz músicas compostas originalmente para o espetáculo, adereços cênicos e figurinos que se transformam de acordo com o enredo dando agilidade à trama. Já na atuação dos atores, há mudanças constantes de personagens, em forma de jogo, sugerindo a necessidade de nos colocarmos no lugar do outro para entendermos diferentes formas do ser.

O Teatro da Conspiração foi fundado em 2000 e já encenou cinco espetáculos adultos e cinco infantis que foram apresentados nas cidades do ABCD e em temporadas na cidade de São Paulo, recebendo prêmios em diversos festivais. Coordenou também entre 2005 e 2015 o Projeto-Oficinão no Parque Escola de Santo André produzindo diversas montagens com atores iniciantes.

SERVIÇO:

A PRINCESA E A COSTUREIRA

Dramaturgia: Solange Dias a partir da obra de Janaína Leslão
Direção: Antônio Correa Neto
Atores: Erika Coracini, Mariana Sancar e Marcio Ribeiro
Direção musical e Música Original: Elaine Marin
Música “Costura da Vida” gentilmente cedida por Sérgio Pererê
Figurinos, Cenografia e Arte Gráfica: Mauro Martorelli
Iluminação: Cássio Castelan
Produção: Erika Coracini
Duração: 60 minutos
Faixa Etária: livre

QUANDO? De 09/07 a 04/09 – sábados e domingos, às 16h (exceto 17/07)
Ingressos: R$20,00 (meia para estudantes, aposentados e classe artística)
Onde? Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Vergueiro, 1000. São Paulo – SP
Próx. a estação Vergueiro de metrô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Pin It on Pinterest