Drag escritora Lino lança livro Transderella, onde Cinderela é uma mulher transexual

Lino, uma Drag Queen escritora, criou o texto para montagem teatral a partir de sua experiência durante trabalhos de capacitação profissional com a comunidade trans nos centros de Transcidadania da cidade de São Paulo.

A partir dos relatos de vida destas pessoas, o autor teve a ideia de transpor para o universo lúdico e fantástico do contos de fadas a realidade das identidades de gênero e encontrou no clássico Cinderela do escritor francês Charles Perrault a base para abordar o preconceito e a dificuldade de aceitação dos transexuais na sociedade. Após sucesso de público da montagem teatral, Lino decidiu difundir mais ainda sua criação e transcreveu a peça para uma versão literária.

Nesta versão, a princesa que todos nós conhecemos se chama Cindy, uma menina trans orfã, que sofre preconceito e maus tratos por parte de sua família adotiva. Sua madrasta, a terrível baronesa Angelique Furton e seus filhos, Sofia e Griseldo, que insistem em obrigá-la a usar roupas masculinas e chamá-la por seu nome de batismo, Daniel.

Com a ajuda de seus amigos, a Fada Drag Madrinha e o Ratinho Tito, Cindy aprende a importância de perseverar e lutar pelos seus sonhos, mesmo em meio a tantas dificuldades e rejeição.

O livro tem como foco a identidade de gênero, mas aproveita a diversidade para trazer questões sociais vividas diariamente pelas minorias com o intuito de fazer o espectador se identificar e repensar suas atitudes.

Transderella não conta a história de uma princesa que espera seu príncipe, e sim de uma menina que descobre o amor como consequência do momento em que decide viver sem medo de ser quem realmente é. E que TODES merecem ser felizes para sempre.

Sobre Lino

Lino é um escritor que usa a arte Drag para vestir suas histórias. No ano de 2016 formou-se em Licenciatura em Teatro na Faculdade Paulista de Artes. No meio de sua graduação, ofereceu voluntariamente na escola E. M. E. F. Celso Leite Ribeiro Filho, um curso de teatro para mulheres e homens trans, levando suas apresentações para dentro de faculdades e casas culturais. Em 2016 escreveu a peça “Transderella” que tocou o público e tem estado em cartaz desde então. Possui um canal no Youtube chamado “Linotopia”, onde sua arte Drag trata de temas LGBTQI+, literatura, cinema e humor. Pretende lançar mais histórias com temas necessários para nossa sociedade.

Instagram: @lino.topia

Lançamento:

O livro será lançado nessa quinta, dia 14 de Novembro, a partir das 18h30 na Livraria Martins Fontes Paulista – Avenida Paulista 509, Bela Vista, São Paulo – SP.

E pra quem não pode ir até o evento, o livro já está disponível pra pré-venda através do endereço: http://www.euleiobrasil.com.br/produto/pre-venda-transderella/


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a ONG, aqui