Espetáculo “O Banheiro” reestreia em São Paulo

Montagem reestreia em Julho narra à história de jovem que questiona sexualidade em ambiente peculiar.

Produzida pela Companhia do Martelo, coletivo teatral da zona leste de São Paulo, o espetáculo  narra a história de Alessandro, que aos 17 anos lida com conflitos internos e familiares, quanto a sua orientação sexual e acaba encontrando refúgio no banheiro, um dos locais em que o enredo se desenvolve.

Além da temática de gênero, o espetáculo aborda outras questões pertinentes à sociedade como um todo como bullying, homofobia , relações familiares, luta por direitos e igualdade entre os seres.

Para o autor Brunno Dmitri, que além de escrever e coreografar também atua no espetáculo é função do teatro romper estereótipos sociais. “A principal reflexão enquanto companhia não é atender um rótulo especifico de amor ou de público, vemos o ser humano como um todo. Claro que na peça há recorte para tratarmos da homossexualidade, mas é pela situação atual do país, a morte de homossexuais é latente, e não somente a morte física, mas a morte social que os deixam invisíveis em seus direitos básicos, até mesmo no uso de um banheiro.”explica.

A ideia em ter um banheiro como tema central ocorreu por se tratar de um ambiente de uso coletivo, comum a todas as pessoas e presente em todos locais de uso público ou privados. Como sinônimo de igualdade onde questões como raça, cor, condição social ou de gênero não são importantes, e muitas vezes usados também para lidar com questões emocionais.

Para Dmitri, a recepção do público na primeira temporada foi muito positiva. “Mesmo nos impactos e momentos que a peça causa reflexão e autoanálise nos expectadores quanto ao seu papel e atuação na sociedade em relação aos seus próprios preconceitos e tabus.” analisa.

A montagem sob a direção de Filipe Lima tem duração de oitenta minutos e ao final, o grupo propõe um bate papo com o público.

Serviço:

Espetáculo: O Banheiro
Gênero Drama
Classificação etária: 12 anos
Temporada: 21/07 até 29/11, sábados às 20 horas.
Teatro Ribalta, Rua Conselheiro Ramalho 673, Bela Vista – S.P.
Capacidade: 80 lugares
Ingressos 40,00 reais (inteira) 20,00 (meia)
Meio de pagamento: dinheiro / débito

Redes sociais:
Instagram: obanheiro2018
Twitter: obanheiro2018
Visite o blog da peça:
www.companhiadomartelo.wixsite.com

 


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram
– Participe também do evento oficial da Parada no Facebook: Parada do Orgulho LGBT de SP 2018

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é jornalista (MTB 80753/SP), gay, life coach, escritor premiado e responsável pela assessoria e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Mais sobre Viana? Clique aqui.