Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO)

O DIGO é um festival de filmes que tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público, no que tange o respeito integral aos direitos humanos e a inclusão e agora mais necessário do que nunca neste momento de pandemia e de ataque à cultura e à diversidade sexual e de gênero e de desrespeito a vida.

O evento foi pioneiro no centro-oeste brasileiro, por isso DIGO, que Goiás – terra do pequi e das Cavalhadas será destaque pela sexta vez do cinema voltado para a diversidade mundialmente. Devido a pandemia do COVID-19 o DIGO será realizado de forma on-line entre os dias 3 e 9 de junho de 2021 gratuitamente. A última edição on-line contou com mais de 1 milhão de interações, um resultado excepcional e de grande alcance nacional.

O DIGO tem o diferencial de distribuição de filmes da programação, e já o fez para países como o EUA, México, Peru, Itália, Portugal, Venezuela e outros, além de participação em mostras itinerantes e cineclubes. Proporciona, portanto, aos inscritos a possibilidade de participação na programação em festivais internacionais em regime de network tanto em mostras paralelas e/ou competitivas sendo um diferencial importante para os realizadores, por ser um festival vivo, constante e atuante mundialmente.

Como um dos fundadores da Red DIVERCILAC – Diversidad en el Cine Latinoamericano y Caribeño – rede de festivais da América Latina e do Caribe, já inspirou e produziu parcerias internacionais como a criação do INDIGO Festival da Diversidade de Almada, Portugal, se tornando uma importante vitrine de audiovisual com a temática LGBTI+ e também de extensão como a mostra de curtas metragens do Vale de São Patrício de Goiás em Goianésia que aconteceu em 2020.

Nos 15 dias do DIGO serão mostras paralelas e competitivas. Sendo que somente os filmes escolhidos pelo júri oficial e júri popular receberão o troféu DIGO. Ainda está previsto a realização de bate-papo com os realizadores no Facebook do festival sempre as 19 horas, para dialogar as temáticas que envolvam a diversidade sexual e a de gênero, além de diversas atividades no mês de junho e julho com a sigla #digoconvida que representa a necessidade do festival crescer e aumentar o período de reflexão, discussões, ações e consequentemente maior visibilidade LGBTI+.

SERVIÇO:

VI DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás
Tema: O Papel da Mulher LGBTI+ no cinema
Quando? Do dia 3 ao dia 9 de junho
Onde: digofestival.com.br


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui