#Homofobia: Canal de TV Esporte Interativo usa meme para ofender São Paulo Futebol Clube

A homofobia, novamente, é notícia quando o tema é futebol. Na noite desta quarta-feira, 7, logo após o início do jogo entre o time de São Paulo e Bragantino, no Morumbi, a conta oficial do Twitter do canal de TV Esporte Interativo, publicou o meme de um veado comendo pipoca.

Reprodução

A imagem incomodou torcedores, o próprio São Paulo Futebol Clube e diversas pessoas nas redes sociais.

Em nota, o clube soltou a seguinte nota:

“O São Paulo FC lamenta que uma emissora com o alcance e a ambição do Esporte Interativo, que sempre recebeu tratamento profissional e cordial de todos os profissionais do clube, permita-se uma ofensa como essa à nossa instituição e a nossos torcedores. Pior: que faça isso tomando carona na inaceitável e retrógrada muleta do pensamento homofóbico, que a emissora deveria tentar extirpar do futebol.

Tão logo tomou conhecimento do comentário feito pelo Esporte Interativo no Twitter, o SPFC entrou em contato para cobrar explicações e recebeu um pedido de desculpas e a explicação de um procedimento interno equivocado. O clube espera que o canal reveja sua postura para que esse episódio lamentável nunca mais se repita.

O São Paulo FC torce para que o episódio se trate de um equívoco humano, de uma infeliz coincidência, e que não tenha a ver com uma postura homofóbica”.

Já o canal Esporte Interativo, após inúmeras mensagens, se desculpou com o público LGBT:

“O Esporte Interativo sabe que esporte é para interagir. Fazer amigos. No futebol, a zoeira é tão essencial quanto o respeito, a educação e a tolerância são na vida de todos.

Uma postagem que fazemos em todos os jogos com gifs automáticos do Twitter com pessoas, animais e personagens “comendo pipoca” gerou mal entendido com o São Paulo FC e sua torcida. Lamentamos demais o ocorrido que jamais teve a intenção de desrespeitar, segregar ou menosprezar quem quer que fosse.

Fomos mal. Mas não fomos por mal. Aconteceu por acaso e poderia ter sido em qualquer partida de qualquer clube. Todas as desculpas do mundo para a instituição e sua torcida. Não foi a nossa intenção. Jamais será.

O esporte é para todos. O Esporte Interativo é feito por todos nós para todos vocês.”

Dentro deste contexto, precisamos entender que, nem todo meme, piadinha ou brincadeiras que fazemos no dia a dia, entre amigos ou conhecidos, pode ser publicado em contas oficiais nas redes sociais de clubes, empresas, ONGs e similares.

Toda a comunicação deve ser muito bem pensada, exatamente como fazemos em nosso portal e redes, por mais simples que seja.


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram
– Participe também do evento oficial da Parada no Facebook: Parada do Orgulho LGBT de SP 2018

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é jornalista (MTB 80753/SP), gay, escritor premiado e responsável pela assessoria e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Mais sobre Viana, aqui