LGBT+ e interseccionalidade: democracia para pessoas plurais

Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e Ben & Jerry’s juntes convidam para bate-papos sobre diferentes questões que afetam a nossa população LGBT+

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a maior do mundo, em 2020 tem como tema principal a “Democracia”.

Há quem diga que não teremos uma democracia de verdade até que todas as pessoas respeitem todas as minorias e populações minorizadas, você concorda? Pra gente, democracia só é de verdade quando é para todo mundo. Afinal, a gente apoia uma sociedade com mais justiça social e climática, respeitando e incluindo a todes.

E é aí que entra a interseccionalidade: as pessoas são plurais e questões de gênero, raça, orientação afetivo sexual, por exemplo, também devem ser consideradas para entender as suas vulnerabilidades e necessidades e promover políticas públicas para a população. Afinal, as necessidades de um homem gay branco cis de classe média são bem diferentes das de uma mulher trans negra da periferia, não é mesmo?

Portanto, desconsiderar as diversas questões que podem aumentar a vulnerabilidade da população é LGBT+ é ter um olhar míope sobre essas populações e, como consequência, torna a sociedade menos democrática.

Quer entender mais sobre isso? Trazemos boas novas: a Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo junto com Ben & Jerry’s oferecerá uma série de eventos virtuais com uma agenda bastante diversa que acontecerão entre junho e novembro de 2020.

Com o objetivo de empoderar a população LGBT+ sobre seus direitos e deveres nessa democracia, as pautas dos eventos reúnem temas importantes como raça, gênero, violências, entre outros, em torno das discussões dessa população. Vem com a gente e veja abaixo a programação completa:

  • Gerações G: troca de experiências

Data: 12/07/2020

  • A cultura indígena e seus LGBTI+

Data: 02/08/2020

  • Pessoas com deficiência e o direito à sexualidade

Data: 23/08/2020

  • Empregabilidade e identidade de gênero: as barreiras a serem vencidas

Data: 13/09/2020

  • Samba, suor e brilho: o espaço LGBT+

Data: 04/10/2020

  • Religiosidade, mais que fé, um direito!

Data: 25/10/2020

  • Racismo e LGBTfobia: como enfrentá-los?

Data: 15/11/2020

  • Esporte e LGBT+: bloqueie sua LGBTfobia que nosso orgulho veio marcar ponto

Data: 06/12/2020

Todos os temas serão transmitidos pelo nosso Youtube:

http://paradasp.org.br/youtube


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui