Livro com tema gay brasileiro Theus tem estudo publicado na Universidade de Barcelona

Anderson da Mata, professor de teoria da literatura na Universidade de Brasília, estudou o romance gay Theus do jornalista e blogueiro Fabrício Viana com o interesse de entender como livros com temática LGBTQI+ brasileiros são recebidos pelos leitores.

O paper (segundo a ABNT é um pequeno artigo científico elaborado sobre determinado tema sujeito a aceitação por julgamento) foi publicado na Universitat de Barcelona (considerada a melhor universidade da Espanha) no final de 2020 e aborda também outros títulos.

Entre alguns trechos do estudo publicado estão:

“O que chama, então, a atenção dos leitores que se pronunciaram, a maior parte favoravelmente, sobre os livros nas redes? Que tipo de experiência de leitura buscam? A resposta, de acordo com os comentários publicados, pode ser resumida em duas palavras: reconhecimento e orientação. Os leitores buscam um romance como Theus para se verem nas páginas de um livro. Querem ver escritas histórias como as suas, que lhes pareçam reais, que se conectem com suas experiências, em que vejam representadas suas rotinas (trabalho, sexo, amizades, baladas, drogas, etc.) bem como suas angústias (dúvidas com relação à sexualidade, conflitos religiosos, enfrentamentos com a família, medo de não conseguir uma relação estável) e seus desejos (no que o erótico e o pornográfico têm um papel fundamental). Querem, ainda, por meio dessa identificação, encontrar, no confronto com o enredo, orientações sobre como lidar com essas diversas questões, uma espécie de pedagogia da sua própria sexualidade.

Para ler o artigo científico completo, visite: https://revistes.ub.edu/index.php/Abriu/article/view/abriu2020.9.2

Para saber mais sobre o romance gay Theus, visite http://fabricioviana.com/livros


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui