Livro Esquadrão das Drags, das jornalistas Roseli Tardelli e Fernanda Teixeira, será lançado nesta terça!

Os tempos são outros. Nossos ídolos não morrem mais exibindo na face as marcas da doença. Ainda assim, é difícil – e caro – viver com HIV e manter uma qualidade de vida mínima e digna. Mesmo hoje em dia, com o tratamento que prolonga a vida, falar de prevenção continua sendo fundamental. Sobre o tema, o importante e carinhoso trabalho do coletivo Esquadrão das Drags está registrado no livro Esquadrão das Drags- Arte, Irreverência e Prevenção em Toda Parte, de Roseli Tardelli e Fernanda Teixeira.

A tarefa de levar informação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, drogas e cidadania foi transformadora na vida de quatro homens – o publicitário Albert Roggenbuck, o cabeleireiro e maquiador Ailton de Almeida, o psicólogo Nivaldo Francisco da Silva e o administrador César Rezende. Juntos no grupo Esquadrão das Drags, eles se montam com figurinos coloridíssimos e desenvolvem o que definem como “ações lúdicas” em espaços públicos da cidade para se comunicar, em linguagem divertida, com seu público.

Com o intuito de registrar o importante trabalho do quarteto, a jornalista, produtora cultural e ativista do movimento de Aids Roseli Tardelli, editora-executiva da Agência de Notícias da Aids, idealizou o livro, inscreveu o projeto no Proac e convidou a jornalista Fernanda Teixeira para escrever. Juntas, saíram a campo para acompanhar o Esquadrão das Drags. Os depoimentos foram colhidos, ainda, em clima informal, durante almoços, cafezinhos e lanches, na casa de Roseli.

As jornalistas precisavam conhecer de perto os responsáveis pelo sucesso da empreitada. Em visitas realizadas em regiões como o Largo do Arouche e o Parque Ibirapuera, o Esquadrão das Drags colheu resultados positivos em sua interlocução com os frequentadores e a comunidade do entorno.

Recheado com informações e trechos das histórias de vida dos integrantes do Esquadrão, o livro – realizado por meio do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – tem na capa foto de Thaisa Oliveira para o curta RUA!, de Tata Amaral. No miolo traz ilustrações das drags, glossário de gírias e endereços úteis para a comunidade LGBT. A publicação – que não estará à venda – será distribuída para ongs que trabalham com prevenção. Convidados recebem exemplar no dia do evento.

Serviço:

Livro Esquadrão das Drags
Lançamento: 27 de setembro, a partir das 18h30 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Pin It on Pinterest