Livro “Simplesmente Homem. Relatos sobre a experiência cotidiana de homem trans” de Luiz Fernando Prado Uchôa

Luiz Fernando relata as vivências transmasculinas em uma linguagem acessível e reveladora em “Simplesmente Homem – Relatos sobre a experiência cotidiana de homem trans”.

Numa conjuntura cisheteronormativa em todo o tempo se depara com modelos formados do que se é considerado masculino e viril. Na contramão destes estereótipos impostos socialmente homens trans lutam pelo reconhecimento de sua identidade e por direitos básicos como ir á escola sem sofrer represálias, usar o banheiro no gênero no qual se identifica, ser amado e respeitado por sua família e acima de tudo ter a liberdade de expressar sua identidade de gênero sem necessitar atender nenhuma expectativa social.

Em seu primeiro livro “Simplesmente Homem – Relatos sobre a experiência cotidiana de homens trans”, publicado pela Editora Metanoia, ele traz seis histórias que visam desconstruir os padrões impostos de masculinidade, afeto e sexualidade vigentes numa sociedade cisgênera e heteronormativa. E o principal da obra é relatar o cotidiano dos homens trans e proporcionar aos leitores a ampliação acerca dos papéis, expressões e identidades de gênero, como também, salientar a importância de refletir a respeito da reprodução de estereótipos existentes quanto à identidade masculina.

A obra é fruto do trabalho de conclusão de curso (TCC) da primeira graduação do autor e está escrita num formato jornalístico-literário por ter unido elementos jornalísticos e literários na construção dos capítulos por revelar com profundidade o cotidiano destes homens trans através de relatos, pesquisas em artigos científicos, livros, sites especializados nas temáticas e entrevistas com profissionais de diversas áreas para a compreensão das transmasculinidades sob múltiplos horizontes.

Luiz Fernando escreveu este livro para trazer informações a pais, mães, avós, avôs, amigos, amigas, namorados, namoradas, marido, esposa de homens trans e responsáveis por templos religiosos, médicos, médicas, enfermeiros, enfermeiras, professores, professoras e quaisquer outros profissionais que tenha de prestar serviço a estas pessoas para assim evitar que sofram preconceitos e desrespeitos acerca de sua identidade de gênero.

Publicado pela Metanoia Editora, outro ponto interessante do livro é a participação do escritor, jornalista, bacharel em psicologia e homem cis gay, Fabrício Viana com a elaboração de posfácio para elucidar a ideia de que um homem trans é um ser humano que somente nasceu em outro corpo e, por esta razão, na maioria dos casos, é incompreendido pela família, amigos e sociedade. E, para este sofrimento ser amenizado todos e todas devem compreender que somos plurais e a beleza da vida é justamente essa.

Tanto o livro “Simplesmente Homem – Relatos sobre a experiência cotidiana de homens trans”, quanto as páginas do projeto são uma ferramenta para trazer empatia e apoio para este segmento social que deseja ser respeitado e amado.

Sobre o autor:

Natural de São Paulo, Luiz Fernando Prado Uchôa é homem trans gay, professor, palestrante sobre as temáticas de gênero e sexualidade e Coordenador do Núcleo de Transmasculinidades da Família Stronger. Formado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e atualmente graduando em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia na Universidade Presbisteriana Mackenzie

Para comprar seu exemplar:

https://loja.metanoiaeditora.com/simplesmente-homem-relatos-sobre-a-experiencia-cotidiana-de-homens-trans

Instagram: /luizfernandopradouchoa/
E-mail: luizfernandopradouchoa@hotmail.com.


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui