Ministério da Saúde determina vacinação da terceira dose para todas as pessoas com HIV da vacina contra Covid-19

Em nota técnica e nova determinação, o Ministério da Saúde decidiu incluir todas as pessoas vivendo com HIV com mais de 18 anos no grupo prioritário para receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Até então, a recomendação era de que apenas as pessoas com HIV e CD4 menor 200 teriam prioridade na imunização. Agora, com a nova determinação, podem receber a terceira dose pessoas imunossuprimidas que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 28 dias.

Isso vale também para pessoas com imunodeficiência primária grave, transpantados de órgão sólido ou células tronco hemotopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, quimoterapia para câncer, pessoas em uso de drogas modificadoras da resposta imune e pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

O documento destaca ainda que esta medida está sendo tomada porque estas pessoas apresentam menor proteção pelo esquema de vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes.

Confira a nota técnica nº 43/2021 na íntegra aqui.


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLGBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui