Ministério Público abre inquérito para investigar jogo “Bolsomito 2k18” da BS Studios

O Ministério Público do Distrito Federal anunciou que abriu um inquérito civil público para investigar os responsáveis pelo desenvolvimento do jogo “Bolsomito 2K18” que noticiamos aqui em nosso portal nesta semana: http://paradasp.org.br/jogo-bolsomito-2k18-tem-como-objetivo-matar-gay-petista-defensores-dos-direitos-humanos-entre-outros/

Para quem não leu nossa matéria, o jogo foi disponibilizado na plataforma Steam e tem como protagonista Jair Bolsonaro, candidato a presidência da República, onde o mesmo deve matar mulheres, negros e gays para poder passar de fase.

Segundo o Ministério Público, “o jogo possui clara intenção de prejudicar candidato à Presidência da República” e também causa danos morais às minorias e movimentos sociais. Faz parte da investigação a empresa BS Studios, responsável pelo jogo.

Ainda segundo o processo, que pode ser lido aqui, o órgão entrou em contato com a Valve, responsável pela loja de jogos digitais Steam, pedindo a interrupção do mesmo durante as investigações.

Vale dizer que, há alguns meses, a Steam não faz uma triagem prévia dos jogos que sobem para a plataforma. Assim como outras lojas digitais, o processo de publicação é automático e eles só removem se o mesmo receber denúncias de ilegalidade, como é o que o correu.

Vamos aguardar o término do processo.

Lembrando que jogos de violência, sangue, etc existem. Mas jogos que pregam a violência a grupos específicos, mulheres, gays, etc é crime e deve ser combatido.


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram
– Participe também do evento oficial da Parada no Facebook: Parada do Orgulho LGBT de SP 2018

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é jornalista (MTB 80753/SP), gay, escritor premiado e responsável pela assessoria e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Mais sobre Viana, aqui