Nota de Repúdio à falta de Exames de Genotipagem

A APOGLBT SP, ONG responsável pela maior Parada LGBT do mundo e outros eventos de militância LGBT, cultural e de saúde como o Encontro de Saúde/Prevenção IST/AIDS entre Jovens LGBTI+, vem por meio desta manifestar seu repúdio à Nota Informativa Nº 22/2020-CGAHV/DCCI/SVS/MS.

Logo após o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o DCCI solta uma nota técnica informando que as coletas e processamento do exame de GENOTIPAGEM estão temporariamente suspensas e que existe uma expectativa de retomada do serviço a partir de Janeiro de 2021.

Vale enfatizar que este exame é fundamental na estratégia para o tratamento para o HIV como para o HCV e não podemos retroceder nos avanços que tivemos nestas questões. E a pandemia tem trazido cada vez mais problemas neste sentido como falta de testes para exames de CD4, falta de recursos que poderiam amenizar o impacto nas vidas das PVHA, entre outras questões.

Não podemos, não devemos e não iremos nos calar.

Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui