O Pau no Divã – A Série discute a construção da masculinidade na sociedade contemporânea

O Pau no Divã é uma websérie de ficção em 5 episódios criada e protagonizada pelo ator Felipe Barros, que está em cartaz pelo Youtube e pelo canal do Instagram do ator @fefobarros. A série busca discutir sexualidade e masculinidade a partir da ótica de Potira Jandara, uma mulher à frente de seu tempo, que através da escuta, empatia, do amor e boas doses de sarcasmo, coloca no divã os comportamentos dos homens que circulam sua vida.

Em meados de 2019, como projeto artístico e pessoal, o ator Felipe Barros decidiu investigar a sua masculinidade e os conceitos/pessoas/ideias que o fizeram ser aquele homem, performando aquele tipo de masculinidade. Após pesquisas, estudos e muitas sessões de terapia, onde Felipe buscou entender os caminhos da sexualidade no processo de construção da masculinidade na nossa sociedade, nasce O Pau no Divã.

“Primeiramente como um canal para desabafo no Youtube, eu tinha a intenção de falar. Falar sobre minhas pesquisas, o que estava sentindo, minhas dores, dúvidas, sobre uma nova visão de mundo, livre, saudável, ética e que passa exclusivamente por um novo entendimento sobre o papel do homem e como esse exerce sua masculinidade numa sociedade que tenta a todo custo reprimir toda e qualquer papel feminino ou de quem performe feminilidade. Uma nova sociedade só é possível em equilíbrio. Masculino e Feminino caminhando juntos”, conta Felipe.

Após uma temporada de vídeos no seu canal no Youtube, a vontade de criar e desenvolver uma nova linguagem audiovisual para continuar falando sobre os temas de suas pesquisas, fez Felipe buscar novas narrativas. Aproveitando a finalização de um curso de Roteiro, onde precisava desenvolver um projeto de conclusão, Felipe uniu suas pesquisas sobre o tema “Sexualidade e Masculinidade” com a vontade latente de atuar e produzir um conteúdo mais autoral e artístico, e assim escreveu a websérie O Pau no Divã.

“Depois de ajustes no roteiro e muitas chamadas de vídeo com amigos que trouxeram insights e incentivos para realizar a obra, decidi pôr a mão na massa e contar com o que tinha para fazer acontecer. Todos os episódios foram gravados durante 2 semanas, no mês de fevereiro de 2021, no meu apartamento. A equipe contou apenas com duas pessoas presencialmente, a fotógrafa Nathalia Souza, minha irmã, e a maquiadora Isabella Pinguel, minha vizinha”.

Toda a produção, figurino e direção de arte foi feita pelo próprio ator nas semanas que antecederam as filmagens. O trabalho de construção dos personagens e preparação do ator para a série, foi feita pelo profissional Sergio Spina, assistente da preparadora de elenco Fatima Toledo.

Sobre Felipe Barros

Felipe Barros é um ator/criador paulistano, de 32 anos.  Começou ainda criança e desde então não parou mais de sonhar, de imaginar, de criar, de desenvolver o seu olhar e fazer artístico, tanto no teatro, quanto nos últimos anos no audiovisual. Felipe busca olhar a vida sempre atras de inspiração, de boas histórias, boas pessoas, bons momentos.

Trabalha profissionalmente com teatro desde os 15 anos, somando mais de 20 espetáculos teatrais, entre eles Salomé, Vereda da Salvação, Noite de Reis e Boca de Ouro. Em 2012, foi indicado ao prêmio Femsa, como melhor ator coadjuvante, pelo infantil Rapunzel do Grupo Gattu. Interpretou Jesus Cristo na opera Cavalleria Rusticana, em 2014 Theatro Municipal de SP. Participou das séries Zé do Caixão, Ainda 70 e Rio Heroes. No cinema, atuou em mais de 10 curtas metragens, entre eles os premiados RG, Valsa para Ronana e Passagem, e protagoniza o longa Todos Nós 5 milhões (disponivel no youtube). Atualmente trabalha como apresentador de conteúdos educacionais e produz o projeto O Pau no Divã, no youtube.

Sobre Potira Jandara – A protagonista

Potira é uma mulher grande. Na altura e no coração. Inspirada em histórias e comportamentos de grandes mulheres que passaram pela vida do ator Felipe Barros, Potira é amor, é escuta, é empatia, é puxão de orelha, é masculino, é feminino, é liberdade, é resistência e resiliência. Potira é a visão de um mundo mais humano, que não julga, porque entende a dor do outro.

Potira é aquela amiga, irmã, vizinha que todo mundo adoraria ter. Uma boa amiga, um bom conselho, um bom momento de reflexão e inspiração. Seja com uma taça de vinho, um bolo recém-saído de forno, ou abrindo uma carta de tarô, Potira está sempre pronta pra receber em sua casa e compartilhar dores e delícias de se viver. Sua casa é um templo para respirar. E sua missão é acolher os corações apertados, iluminar pensamentos obscuros e ressignificar conceitos que sufocam os homens.

Enquanto Potira abre sua escuta e seu coração para os mais diversos dilemas do outro, ela espera por alguém que a escute com a mesma doçura, amor e compreensão que ela merece.

Assista agora: https://www.youtube.com/channel/UCOWPxN4DlHadSQH9b20UCSQ


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLGBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui