ParadaSP lança Seminário de Formação de Ativistas LGBT+! Participe!

O Seminário de Formação de Ativistas LGBT+ consiste em encontros virtuais para estudos e debates, em torno de diversos temas pertinentes a uma ampla visão das variantes LGBT+ ao longo da história.

O Seminário teve sua primeira versão elaborada em novembro de 1999, em parceria com João Silvério Trevisan. Na fase atual, o Seminário de Formação de Ativistas LGBT+ está sob a responsabilidade jurídica e operacional da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, mas contará com o substrato organizacional e a colaboração de diversos profissionais, além de grupos de defesa de direitos dos LGBT+ organizados.

Nas sociedades complexamente democráticas dos nossos dias, setores sociais individualizados tendem cada vez mais a se organizar em função de suas necessidades específicas, sobretudo quando encontram reduzidas chances de se fazer representar institucionalmente. Para tanto, tem sido fundamental a formação de lideranças multiplicadoras que ajudam a organizar esses setores. Assim acontece não apenas nas várias instâncias político-partidárias, mas entre religiosos, sindicalistas, camponeses, índios, nas comunidades, etc.

O Seminário de Formação de Ativistas LGBT+ visa justamente, suprir lacunas e necessidades, com informações e reflexões que a sociedade oculta ou filtra, sistematicamente a respeito das homossexualidades e identidades de gênero. Todo comportamento “fora da norma heteronormativa preestabelecida” é visto como “anormal”, e sua consequência é a LGBTfobia.

Seu objetivo imediato é formar lideranças das mais diversas áreas, abrangendo pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens transexuais, intersexos, etc. Espera-se que, assim capacitados/as, eles/elas irão voltar para seu meio social, gerando debates, criando atividades e organizando núcleos em defesa dos direitos LGBT+.

Objetivos Específicos

Formação: trazer informação e incentivar através do conhecimento adquirido com a rede de apoio para uma atuação prática nas causas da comunidade LGBT+, visando a médio prazo que essas pessoas sejam motivadas e estimuladas a serem ativistas, mediante um reforço do seu discurso quanto às políticas públicas e ações afirmativas voltadas à população LGBT+ e, através dele, interferir nas atitudes da sociedade frente à diversidade democrática de orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Conexão: incentivo a criação de uma rede de apoio, tendo como ponto central a APOGLBT-SP, contando com facilitadores, participantes de futuras edições, coletivos e ONGs e profissionais externos, bem como membros de outros projetos.

Engajamento: incentivar o empoderamento das pessoas participantes, visando o crescimento da consciência e amor-próprio das lideranças LGBT+, instrumentalizando-as para se contextualizarem e interferirem socialmente, enquanto cidadãos/ãs.

Programação:



Faça sua inscrição agora mesmo pelo link (período de inscrição de 01/10/21 a 19/10/21): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8Apb1_3BbDXdSyGpnT0YII52QinqVfCLBQEC426aKt4WFhg/viewform

Releases para imprensa, clique aqui.


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLGBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui