Pessoas LGBTs idosas ganham o primeiro centro de referência e convivência em Florianópolis

Fundada em 2017 na cidade de São Paulo (SP), a ONG EternamenteSOU já atendeu mais de 500 pessoas, com ações que valorizam a velhice LGBT. Na capital de Santa Catarina as atividades se concentraram na sede localizada na Lagoa da Conceição

Referência nacional em ações multidisciplinares que visam proporcionar a socialização de pessoas idosas LGBT, a ONG EternamenteSOU, inaugura no próximo sábado (29), a partir das 15h, em Florianópolis, seu primeiro centro de convivência no Sul do Brasil. Inaugurada em 2017 na cidade de São Paulo (SP), a organização sem fins lucrativos é pioneira em promover a socialização deste grupo etário invisibilizado, com atividades elaboradas por uma equipe técnica e voluntária. Por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID19), a abertura será realizada pela internet.

Primeiro espaço de referência e convivência LGBT50+ de todo o país, a EternamenteSOU é uma organização não governamental sem fins lucrativos, atuando em prol das pessoas idosas LGBT por meio de atendimento psicossocial à esta população. A ONG é composta por 100% de mão de obra voluntária e desenvolve um trabalho integrado e multidisciplinar, favorecendo a inclusão e protagonismo, sendo possível propor uma velhice digna e saudável, além das garantias de Direitos Humanos e promoções de cidadania LGBT. “O preconceito ainda é muito grande, especialmente quando tratamos da velhice de gays, lésbicas, travestis e transsexuais. É possível construir uma nova perspectiva para esse grupo, com ações afirmativas de inclusão e políticas públicas bem direcionadas”, afirma Celso Rabetti, coordenador do centro em Florianópolis, que além de São Paulo conta também com unidade na cidade do Rio de Janeiro.

Na EternamenteSOU são oferecidos serviços como atendimentos gratuitos de psicólogos, consultorias jurídicas, oficinas de canto/coral, sensibilizações em empresas e eventos que favoreçam a construção de políticas públicas e consciência social, mobilizando parceiros para a integridade da velhice LGBT.

Evento inaugural em Santa Catarina

A abertura da EternamenteSOU em Florianópolis terá como tema central o Universo Mágico de Santa Catarina, oferecendo uma programação bem especial e com a participação de personalidades da cultura LGBT local, cineastas, profissionais do segmento de turismo, além de artistas icônicos da região. O evento é gratuito e as atividades começam às 15h.

Sobre a EternamenteSou

A EternamenteSOU é uma Organização, Não Governamental, apartidária sem fins lucrativos. Em apenas 3 anos, desde sua fundação, já atendeu + de 500 idosos, realizou 25 encontros de socialização com atividades para os idosos, ganhou 05 prêmios relevantes, como Rei e Rainha da melhor idade, Miss Transsex, Festival Mix Brasil e Papo Mix Tv.

Certificados pela Secretaria de Direitos Humanos com o selo na categoria Ativismo LGBT´s idosos. Já realizaram três Seminários de Velhices LGBT, sendo este o maior evento sobre o tema em toda América Latina com objetivo de promover políticas públicas à população LGBT50+.

Estão sempre participando de eventos e promoções das velhices LGBT, amplamente divulgados em mídias online, TV, impressa e rádio. No site www.eternamentesou.org você encontrará mais informações sobre o projeto.

Apoio: Instituto Campeche, Floripa Nativa Turismo, Bapho Cultural, Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina e La Kahlo Bodega.


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Nosso evento no Facebook para 2020 foi criado: ParadaSP 2020
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP) responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui