+ Próximos: série independente sobre HIV será lançada dia 01/12 no Youtube

+ Próximos é uma série de ficção, de 5 episódios (aproximadamente 6 minutos cada), produzida e dirigida por Luis Fabiano Teixeira e Tiago Cardoso, que estará disponível no YouTube, a partir do dia 01/12 (Dia mundial de combate à AIDS).

Daniel (Lucas Onofre) e Antônio (Renato Almeida) se amam, mas a condição do primeiro, que é soropositivo, coloca em xeque o futuro da relação. Entre os dois está Karina, melhor amiga de Daniel e também amiga de Antônio.

Tudo é abordado de forma respeitosa e direta, misturando suspense, drama, romance e uma pitada de comédia. E, claro, uma contrapartida social também: uso de camisinha, teste de hiv e relacionamento entre casais sorodiferentes. Aliás, uma das preocupações do roteirista era não escrever diálogos que evocassem culpa ou algum tipo de julgamento dos personagens. “A ideia é que o espectador não julge ninguém, apenas se emocione e se envolva com a trama” – ressaltou Luis Fabiano Teixeira, que também assina o roteiro.

A websérie foi gravada na cidade de Santos, entre os meses de julho e agosto de 2017. “Mostramos uma Santos solar, bastante acolhedora, porque, nos anos 90, a cidade era uma das que mais tinha soropositivos, no Brasil. Nós íamos ao Gapa buscar material para fazer trabalhos de Ciências, então foi uma escolha afetiva mesmo e a cidade está o tempo inteiro dialogando com a história, foi um casamento perfeito” – afirma o diretor Luis Fabiano Teixeira.

O xodó da dupla de diretores é a fotografia, que foi se adaptando a falta de alguns recursos, mas o resultado os surpreendeu bastante: “A nossa fotografia traz um pouco de planejamento e um pouco de sorte, mesmo. A locação interna era muito pequena, por isso decidimos deixar tudo mais neutro, apenas com alguns pontos de cor no cenário. Já as externas foram totalmente imprevisíveis, criativa e esteticamente falando, por questões de segurança, mesmo. Não tínhamos uma equipe enorme, apenas eu, o Luis Gustavo, a Juh, e o Luis nos enlouquecendo lá de Amsterdam, pelo Whatsapp – brinca Tiago Cardoso.

A realização ficou a cargo da produtora dos diretores Mar de Ideias Conteúdo Cultural e a direção foi dividida entre as cidades de Guarujá e Amsterdam (via Facetime). A produção é totalmente independente e custou R$ 7.000, 00, com os dois diretores e a produtora Juh Ferraz se revezando em várias funções, durante as gravações. “Tivemos algumas negativas pelo caminho e por isso decidimos bancar do nosso próprio bolso o projeto. Ainda bem que pudemos contar com alguns apoios culturais importantes” – lembra Luis Fabiano Teixeira, sem entrar em maiores detalhes.

Infelizmente, falar de HIV ainda é tabu, no Brasil. O medo da rejeição e do preconceito empurra os soropositivos para um mundo de silêncio e escuridão, por isso acreditamos que tocar nesse assunto é uma forma de lançar luz sobre o debate e demonstrar acolhimento. De modo geral, a nossa mensagem é bem simples: trazer essas pessoas para perto do coração e longe do preconceito, daí surgiu o nome e o logotipo da websérie, + Próximos.

Trailer:

Serviço:

Lançamento da WebSérie + Próximos
Produção Juh Ferraz, Luis Fabiano Teixeira e Tiago Cardoso
Data 01/12/2017
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UConSLQRIVXbqBJswiKDF_4g

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

Pin It on Pinterest