QUEM SOMOS
Sobre a APOGLBT
A primeira Parada do Orgulho LGBT realizada na cidade de São Paulo ocorreu em junho de 1997, na avenida Paulista, antecedida de uma manifestação, com o objetivo de reunir gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e ativistas para celebrar o orgulho e protestar contra o preconceito. Naquela época, os movimentos sociais por direitos humanos não adotavam uma sigla comum para representar a diversidade, isso explica, por exemplo, o porque do grupo organizador denominar a primeira marcha de “Parada do Orgulho GLT”, ou seja, gays, lésbicas e travestis.
No ano seguinte, veio a necessidade de instituir uma ONG, que fosse responsável pela Parada. Assim, nasceu a Associação do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT SP). Até então, o movimento homossexual utilizava a sigla GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). Em 2008, após algumas discussões políticas, o movimento decidiu dar uma maior visibilidade as lésbicas e alterou a ordem das letras, colocando o “L” em frente da sigla, ficando como “LGBT” (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). Essa alteração também foi baseada no movimento que vinha acontecendo em outros países, que também começaram a adotar a sigla LGBT.
Por isso hoje, nosso principal evento político ganhou o nome de “Parada do Orgulho LGBT”. Ele é promovido pela APOGLBT juntamente com outros eventos políticos que acontecem durante o ano ou mesmo próximo a Parada. Alguns deles:
- Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade
Sua primeira edição foi realizada no ano 2000. Seu objetivo é reconhecer personalidades, entidades, autoridades políticas e ações culturais, da iniciativa pública ou privada, que contribuíram para o avanço dos direitos humanos da população LGBT. Entre algumas categorias contempladas, estão “Militância”, “Direitos Humanos”, “Educação”, “Esporte”, “Trabalho”, “Saúde”, “Literatura”, “Documentário”, “TV”, “Internet”, “Jornalismo”, “Internacional”, entre outros.
- Ciclo de Debates
Desde 2001, nos dias que antecedem a Parada, acontece o Ciclo de Debates onde são convidadas estudiosos, instituições e personalidades para discutir assuntos ligados a cultura, leis e outros temas importantes para a comunidade LGBT.
- Feira Cultural LGBT
Com sua primeira edição em 2000, a Feira Cultural LGBT é uma manifestação social que promove a cultura da população LGBT. Nela, você encontra arte, shows com cantores e dragqueens, tendas de comes e bebes, literatura, workshops e uma variedade de atrações que representam a diversidade em um dia muito especial.
- Em Memória
Em Memória busca, por meio do plantio das árvores, transformar um fato triste em esperança por meio da natureza: o plantio de uma árvore simboliza a vida em sua forma mais plena, pois cada muda de árvore plantada representará uma vida ceifada de uma pessoa identificada como sendo LGBT; e a cada árvore plantada ficará como memória desta pessoa que não teve a chance de realizar seus sonhos.
- Jogos da Diversidade LGBT
O 1º Jogos da Diversidade LGBT nasceu inspirado nos Gay Games, as “olimpíadas LGBT mundiais” que ocorre desde 1982 em diferentes países, nos moldes dos Jogos Olímpicos e reunindo milhares de atletas e pessoas LGBT ao redor do mundo. Dentre as modalidades disponíveis estão: Bilhar, Carteado, Dança, Futebol Feminino, Futsal Masculino, Gaymada, Handebol, Natação e Voleibol, aulas livres de Zumba, além de uma programação cultural bastante agitada, com shows de drag queens, grupos de dança, musica ao ar livre com DJs e Cantores e muito mais.
- Bloco da Diversidade
O bloco da diversidade foi criado pela APOGLBTSP para resgatar os tempos gloriosos do carnaval de rua onde muitos LGBTs participavam. O objetivo é trazer, junto com a militância, a alegria das marchinhas, sambas, samba enredo e axé, unindo alegria e nossas lutas sociais.
.
Diretoria:
Para conhecer a diretoria da ONG APOGLBT, clique aqui.
Assessoria de Comunicação/Imprensa
Para contato com a imprensa, cadastro de veículos de comunicação, credenciamento, etc, clique aqui.
Temas e Histórico:
A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é hoje uma das maiores manifestações sociais pela luta de direitos humanos no mundo. A cada ano, ela foi denominada de uma maneira e começou a receber temas específicos:
- I Parada do Orgulho GLT – 28/06/1997
- II Parada do Orgulho GLT – 27/06/98
“Quero mostrar meu rosto, eu também pago imposto”
- III Parada do Orgulho GLT – 27/06/99
- IV Parada do Orgulho Gay – 25/06/00
- V Parada do Orgulho Gay – 08/06/01
- VI Parada do Orgulho Gay – 02/06/02
“Educando para a Diversidade”
- VII Parada do Orgulho Gay –22/06/03
- VIII Parada do Orgulho GLBT – 13/06/04
“Temos Família e Orgulho”
- IX Parada do Orgulho GLBT – 29/05/05
“Parceria Cível Já! Direitos iguais: nem menos, nem mais”
- X Parada do Orgulho GLBT – 17/06/06
“Homofobia é Crime! Direitos sexuais são direitos humanos”
- XI Parada do Orgulho GLBT – 10/06/07
“Por um mundo sem Racismo, Machismo e Homofobia”
- XII Parada do Orgulho GLBT – 25/05/08
“Homofobia Mata! Por um estado laico de fato.”
- XIII Parada do Orgulho LGBT – 14/06/09
“Sem homofobia, mais cidadania. Pela isonomia dos direitos”
- XIV Parada do Orgulho LGBT – 06/06/10
“Vote contra a homofobia”
- XV Parada do Orgulho LGBT – 26/06/11
“Amai-vos uns aos outros: Basta de homofobia!”
- XVI Parada do Orgulho LGBT – 10/06/12
“Homofobia tem cura: educação e criminalização”
- XVII Parada do Orgulho LGBT – 02/06/13
“Para o armário nunca mais. União e conscientização na luta contra a homofobia”
- XVIII Parada do Orgulho LGBT – 04/05/14
“País vencedor é pais sem homolesbotransfobia”
-
- XIX Parada do Orgulho LGBT – 07/06/15
“Eu nasci assim. Eu cresci assim. Vou ser sempre assim. Respeitem-me!”
- XIX Parada do Orgulho LGBT – 07/06/15
- XX Parada do Orgulho LGBT – 29/05/2016
“Lei de Identidade de Gênero Já! Todas as Pessoas Juntas Contra a Transfobia”
- XXI Parada do Orgulho LGBT – 18/06/2017
“Independente de nossas crenças nenhuma religião é lei. Todas e todos por um Estado Laico.”
Estimativa de público divulgado pela APOGLBT SP
Em 2017 e 2018: 3.000.000 de pessoas.