Quilombismo Travesti, de Lourival de Carvalho, ganha o Prêmio Ana Galano!

O ensaio fotoetnográfico “Quilombismo travesti”, de autoria de Lourival de Carvalho, ganha o Prêmio Ana Galano de melhor ensaio fotográfico do ano no evento do 45º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), um dos maiores das ciências sociais do país.

O ensaio retrata o cotidiano de Jade, travesti e quilombola, no quilombo Surubiu-Açú, região do Baixo Amazonas, em Santarém (PA).
.
Com 55 anos de idade, Jade trabalha como agricultora, apicultora e pescadora. Seus trabalhos comunitários vão desde sua habilidade como ‘consertadeira’, habilidade que envolve técnicas de massagens e reza em machucados musculares, ao seu papel junto à associação local e liderança no time de futebol comunitário.
.
Filha de Iemanjá e católica, seu corpo transdissidente se soma à resistência ancestral da luta indígena e negra na região.
.
Mais sobre Lourival Carvalho, visite @lourivaldecarvalho


>> Aproveitando sua visita:

– Receba notícias em 1ª mão, entre no grupo do TELEGRAM!
– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLGBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Para a página de Imprensa, aqui. Contato com a Diretoria da ONG, aqui. Seja um Associado/a, aqui