Casos de hepatite A entre gays e bissexuais em São Paulo
Gente, vocês estão sabendo que tem havido casos de hepatite A em homens gays e bissexuais em São Paulo?
COMO PEGA? O vírus da hepatite A sai no ânus (cu), pelo cocô, e entra na outra pessoa pela boca. Então, hepatite A entre homens gays e bissexuais pega:
- fazendo cunete (chupar cu, sexo oral-anal);
- se você dedar ou fistar (ou até pegar no seu pau que roçou no cu) e depois, distraído, levar a mão à boca;
- é possível também que, num ambiente onde rola sexo, as pessoas, com suas mãos, espalhem o vírus nos objetos ao redor.
Também pega por água ou comida contaminadas, que é a forma como as crianças, por exemplo, adquirem. (As hepatites B ou da C são diferentes, elas pegam por secreção sexual ou sangue.)
O QUE SENTE? Muitas vezes, não sente nada. Mas mesmo assim transmite, por isso o vírus se espalha. Pode dar olhos amarelos, cansaço, urina escura, febre, cocô claro. A hepatite A é uma doença que dá e passa. Mas, em adultos, a hepatite A pode ser muito forte, e em alguns casos raros, pode matar. (As hepatites B e C, diferentemente, podem virar doença crônica.)
E QUEM JÁ TEVE? Quem já teve hepatite A já está protegido, porque só dá uma vez. História de hepatite quando criança – olho amarelo, afastado da escola, comendo suspiro – geralmente é hepatite A, mas tem que checar. Tem exame de sangue que dá para saber se já teve. Em local urbanizado, com saneamento, é difícil pegar hepatite A quando criança.
COMO EVITAR? No sexo, recomendam-se as seguintes práticas:
- Lavar bem o cu com água e sabão após fazer cocô.
- Lavar bem o cu, pau, e mãos com água e sabão antes, e logo depois do sexo. (Para as mãos e dedos, álcool gel também é possível – se rolou apenas dedada, por exemplo.)
- Evitar cunete nessa época é uma opção.
- Usar uma barreira ao fazer cunete – como filme PVC, camisinha cortada de comprido, ou um plástico de dentista chamado Dental Dam – é outra opção.
Quem nunca teve hepatite A, é importante se vacinar. Se vc vive com HIV ou hepatite B ou C, vc tem direito a essa vacina no SUS, então dá uma olhada na carteirinha se você já se vacinou. Quem é negativo para essas doenças, só consegue se vacinar no particular, custa uns 150 reais a dose. A vacina demora 10 dias para fazer o efeito protetor total. No SUS, a vacina também é dada para criança pequena, mas isso começou há pouco tempo.
COMO TRATAR? Não tem remédio pro vírus da hepatite A. O tratamento é de suporte, ou seja, cuidar das necessidades do corpo doente enquanto a doença não passa. Se for leve, em casa; se for forte, internado.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO? Surtos de hepatite A têm sido registrados entre homens gays e bissexuais na Europa desde o ano passado. Agora já se identificou um surto na cidade de São Paulo entre homens mais jovens. Porém, as fichas de notificação de doenças no Brasil não têm a informação de orientação sexual nem identidade de gênero, o que dificulta que se tenha dado oficial sobre doenças entre LGBT. De qualquer forma, já se estão tomando providências para alertar gays e bis.
SE VOCÊ TEVE, AVISE AQUI! É importante o governo saber quantas pessoas tiveram e como foi. Essa informação pode ajudar a melhorar a saúde dos homens gays e bissexuais. Se você teve recentemente hepatite A ou está tendo, não deixe de preencher o formulário abaixo, que é novo e tem o campo “orientação sexual”. (Se você tem certeza de que seu médico fez a notificação ao governo, essa já é suficiente.)
OUTRA COISA: Quinta-feira 15/6, na Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú, teremos ações de testagem e prevenção ao HIV, além de ampla programação. Apareça!
Associação da Parada do Orgulho LGBT de SP e Revolta da Lâmpada
>> Aproveitando sua visita:
– Ajude a ONG APOGLBT SP Associe-se!
Fabrício Viana é o jornalista (MTB 80753/SP), escritor LGBT premiado e responsável pela assessoria de imprensa e comunicação da APOLGBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Contato com a Diretoria da ONG, aqui.
QUERO APROVEITAR ESTE ESPAÇO PRA DIZER QUE SOU “GAY” E TENHO 40 ANOS. MORO NO CENTRO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO NA REGIÃO DO ABC PAULISTA.
ESTOU PROCURANDO UM “HOMEM” PARA UM COMPROMISSO SÉRIO COMIGO.
QUEM TIVER INTERESSE, PODE ESCREVER PRO MEU E-MAIL: andersonandredossantos1979@outlook.com
MARQUE UM ENCONTRO PESSOAL COMIGO ATRAVÉ DESTE E-MAIL ACIMA.
ABRAÇO FORTE ANDERSON!