Tem local? Uma iniciativa contra a homofobia e a transfobia

O site Tem Local? É uma plataforma que recebe denúncias de militantes e coletivos

Uma iniciativa motivada por uma necessidade de muitos LGBTs: uma plataforma para denunciar e mapear regiões com casos de ofensas, ameaças, agressões verbais e físicas contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais, homens trans, pansexuais, pessoas não-binárias e/ou intersex.

Desta forma, os usuários do site podem denunciar ações que testemunharam ou foram vítimas, por meio de um simples registro ou ainda, de forma anônima, com o objetivo de mapear a homofobia e transfobia, prezando pela segurança de tod@s.

O site, criado por Thiago Bassi, Antonio Kvalo e Marcus Lemos, está localizado no endereço www.temlocal.com.br e tem uma atenção especial de seus administradores que, no futuro, pretendem colar adesivos nos locais com os dizeres “Aqui tem LGBTFobia”.

Mas, claro, a plataforma Tem Local? apenas marca as denúncias e assim, gera uma estatística acessível a todas as pessoas. Porém, é importante também denunciar aos órgãos de segurança pública e políticas LGBT, ou ainda, pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), qualquer ação discriminatória que presenciar ou seja vítima.

Afinal, a segurança pública e o respeito é dever e direito de todos os cidadãos. Porém, todos nós nos sentimos orgulhosos de ver projetos como este “pipocando” digitalmente. Prova de que, juntos, somos realmente mais fortes.

Por Tâmara Smith*

* Tâmara Smith tem 27 anos, é lésbica, estudante de Comunicação Social/Jornalismo, militante LGBT e assessora de imprensa da APOGLBT. Seu twitter é http://twitter.com/aboiola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + quatro =

Pin It on Pinterest