Violência de gênero e LGBTQfobia são tema de livro.

O debate sobre os direitos e segurança da população LGBTQ+ no Brasil tem se ampliado nos últimos anos. Segundo a ONG Transgender Europe, o país lidera disparado o ranking mundial de assassinatos de transgêneros e travestis, com 123 mortes entre outubro de 2015 e setembro de 2016. É quase três vezes o número do segundo lugar, México, com 52 casos. O livro “Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Sociais” (Eduff, 2018) tem o propósito de debater sobre a segurança dessa comunidade, os riscos aos quais estão expostos, além de refletir sobre possíveis formas de lutar contra a LGBTfobia, a fim de diminuir casos de violência e assegurar direitos básicos a todos.

Organizada por Nivia Valença Barros, Rita de Cássia Freitas e Luciana Bittencourt, a obra é resultado do curso de extensão homônimo oferecido pelo Programa UFF Mulher em 2015. Com apresentações e artigos de palestrantes do evento, o livro aborda a realidade da comunidade LGBTQ+ sob a perspectiva de diversas áreas, como direito, educação, mídia e saúde.

Segundo as autoras, discussões sobre orientação sexual e identidade de gênero ainda são muito debatidas sob a lente de valores tradicionais, com conceitos fechados, compartilhados por instituições sociais como a família, escola, religião e mídia. O preconceito e estigma propagados aumentam a violência e exclusão daqueles indivíduos que não se encaixam no padrão social, contrariando até mesmo o principio de dignidade, liberdade e igualdade da Constituição Brasileira de 1988.

Esse debate se mostra cada vez mais relevante para a sociedade brasileira, já que, de acordo com os dados do Grupo Gay da Bahia, o número de homicídios de homossexuais bateu recorde em 2017, com 277 casos até setembro do mesmo ano – maior média desde que os dados começaram a ser coletados, há 38 anos. “Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Sociais” visa promover o diálogo e pensar em estratégias para promover o exercício da cidadania para todos.

Ficha técnica

Título: “Gênero, diversidade sexual e direitos sociais: debates preliminares”
Autoras: Nivia Valença Barros, Rita de Cássia Santos Freitas, Luciana Bittencourt (Orgs.)
Páginas: 108
ISBN: 978-85-228-1309-4
Eduff
Ano de publicação: 2018
Idioma: Português
Preço: R$ 19,00

Contatos:

Seção de Comunicação da Eduff
(21) 2629-5289 e 2629-5290
comunicacaoeduff@gmail.com

 


>> Aproveitando sua visita:

– Ajude a ONG APOGLBT SP, Associe-se!
– Curta as redes sociais da Parada LGBT de SP: Facebook / Twitter / Instagram
– Participe também do evento oficial da Parada no Facebook: Parada do Orgulho LGBT de SP 2018

Publicado por: Fabrício Viana
Fabrício Viana é jornalista (MTB 80753/SP), gay, escritor premiado e responsável pela assessoria e comunicação da APOGLBT SP, ONG que realiza a maior Parada LGBT do mundo. Mais sobre Viana, aqui