
Empresas e agências de publicidade já podem se inscrever ao Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+
16 de agosto de 2023
Duas comissões julgadoras, formadas por entidades e profissionais do mercado, vão selecionar as finalistas. As premiadas serão escolhidas em votação popular. Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro
São Paulo, agosto de 2023- A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) abriu inscrições – até o dia 25 de setembro – para empresas e agências de publicidade de todo o país concorrerem aos troféus de Melhor Empresa e Melhor Campanha Publicitária, respectivamente, do 22º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. O prêmio, considerado o mais representativo do país no quesito cidadania, diversidade e inclusão, reconhece e celebra iniciativas que estão quebrando barreiras em prol dos direitos e conquistas das pessoas LGBT+.
“Nós, como entidade civil organizada que luta, desde 1997, pelos direitos de pessoas LGBT+, acreditamos firmemente que tanto o mercado publicitário quanto o empresarial têm um papel vital na promoção da aceitação, respeito e igualdade para a comunidade LGBT+. O nosso objetivo é cada vez mais inspirar agências de publicidade e empresas a adotarem essa postura”, afirma Cláudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP.
Falar em direitos de pessoas LGBT+ é também abordar suas interseccionalidades, sejam raciais, sociais, geográficas e de corpos, que incluem as pessoas com deficiência. “A interseccionalidade sempre esteve presente nos 22 anos da premiação, mas neste ano é um ponto central, principalmente nessas duas categorias. As duas comissões julgadoras, de Empresa e de Campanha Publicitária, estarão com olhares mais atentos a essa questão”, diz o jornalista Luiz De França, diretor da organização não governamental e da premiação.
Cada inscrita será avaliada por uma comissão julgadora, que tem como meta classificar as finalistas, que irão para votação popular, prevista para acontecer durante todo o mês de novembro.
EMPRESA
Ter um prêmio que represente de fato a opinião da comunidade, de quem a representa, de quem respeita e promove direitos humanos LGBTI+, é algo para ser celebrado e compartilhado. É o que diz Rapha Pagotto, secretário adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, um dos integrantes da comissão julgadora da categoria Empresa. “Para que mais gente saiba, participe, questione, mostre e, principalmente, some ao que a Parada de São Paulo tem feito há muitos anos, e a cada ano mais consistente. Dar visibilidade às empresas que possuem programas avançados de DE&I [Diversidade, Equidade e Inclusão] é algo que traz esperança e, ao mesmo tempo, inspira outras organizações a fazerem o mesmo e melhor”, reforça.
O Instituto Ethos, que também integra o júri, considera o prêmio uma iniciativa importante que busca reconhecer publicamente as boas práticas que têm sido desenvolvidas com foco nas pessoas LGBT+. “Além de reconhecer boas práticas, permite um diagnóstico a respeito da qualidade dessas ações e investimentos, em especial do setor privado, em construir e desenvolver práticas empresariais e políticas públicas que, de fato, tragam pertencimento, representatividade, prosperidade compartilhada, proteção e garantias de direitos, demonstrando a potência do seu propósito”, diz Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos.
Assim como o FórumLGBTI+ e o Instituto Ethos, esse também é o segundo ano de participação do Great Place To Work na comissão. “Nós acreditamos profundamente no poder de entender e atender as necessidades e sentimentos das pessoas que trabalham em empresas, que compartilham nossa missão de construir excelentes lugares de trabalho para todas as pessoas – For All – por meio de práticas, programas que sejam essenciais para promover uma cultura inclusiva”, diz Raul Valle, consultor de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) do Great People e Great Place To Work. “Por isso temos orgulho de novamente fazermos parte desta parceria incrível que ajuda disseminar a inclusão e diversidade nas organizações”, complementa.
Como já está virando tradição, as premiadas da categoria do ano anterior são convidadas a compor o júri da edição seguinte. Neste ano, a Mondelez e a Soko completam a comissão julgadora da categoria Empresa. Na opinião de Gabriela Rodrigues, vice-presidente de Impacto da Soko, essa não é uma premiação comum. “É um prêmio desenhado para reconhecer quem está à frente de ações e discussões sociais fundamentais do nosso tempo e para dar um recado claro: esses são exemplos de posturas, de projetos e de histórias que precisamos que cresçam no futuro. Inspirem-se, copiem e até mesmo os desafiem. Será bom para todos”, diz Gabriela.
CAMPANHA PUBLICITÁRIA
A próxima campanha publicitária premiada vai apontar o caminho certo para as marcas realmente preocupadas com a inclusão. É o que acredita a diretora criativa da GUT, Mariana Albuquerque, que recebeu o troféu de Melhor Campanha Publicitária de 2022 com a Pesquisa do Orgulho Havaianas, pela MediaMonks. “Foi uma honra ter sido premiada ano passado e esse ano ser convidada para participar do júri. Afinal, uma campanha ser selecionada por um comitê tão diverso e sério como o da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, e premiada com o voto popular, não é qualquer uma. Esse é um dos júris mais criteriosos no olhar de diversidade que já participei”, afirma.
O diretor de Diversidade & Inclusão da Associação de Profissionais de Propaganda (APP), Jef Martins, compartilha dessa visão. Em suas palavras, olhar para como a iniciativa privada e suas marcas estão endereçando a questão da diversidade na publicidade, de forma séria e meticulosa, é de grande valor, ainda mais quando se trata de uma entidade responsável por uma das maiores movimentações em prol da comunidade LGBT+. “Ao mesmo tempo que esses negócios se interessam por essa parcela de consumidores, é inegociável que eles também incluam essa comunidade na construção das narrativas e na entrega desses trabalhos”, diz Jef.
Quem também participa pelo segundo ano da comissão é o Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP). Fundado em 2021, e sob a liderança de Ariel Nobre, o ODP se desponta como uma associação que reúne as principais agências de publicidade do país, empenhada na promoção da diversidade no campo. “A prontidão da associação em realizar avaliações dedicadas, aderindo aos parâmetros estabelecidos pelo prêmio, recai, particularmente, sob a análise detalhada da ficha técnica, dado que essa premiação serve como um indicador do progresso das iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) no cenário da publicidade brasileira”, ressalta Itana Lins, head de Operações do ODP.
O head de Marketing da Meta, Diego de Oliveira, que também faz parte do júri de Campanha Publicitária, considera urgente reconhecer e incentivar as campanhas publicitárias que têm intencionalmente gerado impacto social, trazido representatividade e pautado questões que atravessam a comunidade LGBT +. “A publicidade tem a oportunidade e a responsabilidade de ser ferramenta de transformação da sociedade. Poder participar deste júri é um privilégio pois, além de contribuir para este processo, eu posso aprender e me inspirar com as pessoas e ideias que têm promovido uma evolução no mercado de comunicação em relação à nossa comunidade”, ressalta. Também fazem parte da comissão o coletivo Papel & Caneta, a agência FOME e mais profissionais do mercado.
Nesse sentido, a APOLGBT-SP convida todas as agências de comunicação e publicidade e empresas, da indústria, comércio e serviços, de qualquer porte e tamanho, a se engajarem nessa jornada de valorização da diversidade e inclusão. A função da premiação é incentivá-las a compartilhar suas experiências, aprendizados e práticas que têm contribuído para avanços significativos no campo da diversidade e do respeito à comunidade LGBT+.
A premiação tem ainda inscrições abertas para a categoria de Literatura e para indicações de outras sete – Audiovisual, Digital Influencer, Esportes, Imprensa, Música, Personalidade Aliada e Tema do Ano. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 02 de dezembro, no auditório do MASP, em São Paulo.
As inscrições de empresas e campanhas publicitárias podem ser feitas no site: premio.paradasp.org.br